TwitterFacebookYoutubeInstagram

03-03 1DSC 0011-pqnaProfessores da rede estadual e municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 2, da palestra sobre Prevenção de Acidentes e Emergências com o bombeiro militar soldado CBM Ciro Villela. O encontro faz parte do programa do Ministério da Educação Salto para o Futuro, com destaque para Saúde e Educação, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional de Seara, por meio da Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).

O soldado CBM Ciro Villela destaca que a palestra tem o objetivo de esclarecer o que pode ser feito, até que o socorro chegue, em casos como engasgamento, fraturas, hemorragias, epilepsia e quedas. “Os primeiros socorros são essenciais e podem salvar vidas. Em caso de queda, por exemplo, é preciso imobilizar a coluna vertebral até a chegada dos bombeiros ou SAMU. Já um engasgamento pode ser resolvido com tapinhas nas costas ou a manobra de Heimlich, uma série de compressões no abdômen superior”, explica Villela.

De acordo com a orientadora de aprendizagens do Programa, Dianete Tochetto, o curso tem objetivo debater a importância da escola como um espaço privilegiado para ações que promovam a saúde, a atenção e a prevenção.

Serão ministradas mais quatro palestras sobre qualidade de vida do docente com os temas, alimentação saudável, ambiente escolar e sobre as patologias que o mosquito Aedes Aegypti pode causar.

Confira a programação:

Data: 09/03/2016

Tema: Qualidade de vida e o cuidado de si na prática docente.

Palestrante: Silvana Petry – Enfermeira do SC Saúde – Chapecó.

Data: 16/03/2016

Tema: Alimentação Saudável.

Palestrante: Giovana Giombelli – Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Data: 23/03/2016

Tema: A escola como espaço de afetividade e do cuidado com a saúde.

Palestrante: Jacqueline Zolett – Psicóloga e Gerente de Saúde da ADR Seara.

Data: 30/03/2016

Tema: Dengue e suas Patologias.

Palestrante: Felipe de Oliveira – Biólogo da Vigilância Epidemiológica da ADR de Concórdia; e Maria Inês Martelo – Vigilância Sanitária da ADR de Seara;