TwitterFacebookYoutubeInstagram

03-03 GERED-peqA Secretaria de Estado da Educação encaminhou às escolas da região, por meio da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço do Oeste, exemplares do 1º Caderno Pedagógico: Reflexões para implantar a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.

Este material foi lido e discutido pelos educadores da rede estadual de ensino na semana de formação que ocorreu de 17 a 19 de fevereiro, dias antes do início do ano letivo 2016. Além da leitura e discussão, as unidades escolares planejaram ações de combate à violência na escola, inserindo também no calendário letivo o Dia da Família na Escola, a ser realizado no 3º sábado do mês de abril, e a Semana Estadual de Combate à Pedofilia, na 1ª semana de julho, ambos baseados nas Leis Estaduais nº 16.877, de 15/01/2016, e 16.878, de 15/01/2016.

Para a diretora da Escola de Educação Básica Maria Madalena de Moura Ferro, de Jupiá, Lucia Vanin Acorsi, o Caderno é uma ferramenta de fundamental importância para nortear o desenvolvimento de atividades que necessitam ser discutidas com os estudantes a fim de orientá-los e quanto à prevenção dos males que circundam nossos jovens.

De acordo com o gerente Regional de Educação, João Patinho, estas ações serão organizadas pelos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção a Atendimento às Violências na Escola (Nepres). Trata-se de uma estrutura criada pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para fomentar ações e consolidar políticas públicas de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências junto às Gerências de Educação e às escolas da rede pública estadual para atuar nas temáticas: DSTs,  e Drogas Lícitas e Ilícitas, Cultura da Paz, Bullying, Sexualidade, Alimentação Saudável e Práticas Corporais.