TwitterFacebookYoutubeInstagram

Adesões e inscrições devem ser realizadas até 30 de abril, no Portal Escrevendo o Futuro

Antes mesmo do lançamento oficial, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, secretarias estaduais e municipais de educação, em parceria com a equipe da Olimpíada, se engajaram numa intensa campanha de mobilização em suas redes de ensino para incluir o maior número de professores e estudantes em 2016. Vale lembrar que todas as adesões e inscrições devem ser realizadas até 30 de abril, via Internet, no Portal Escrevendo o Futuro, e para que professores e alunos das redes públicas possam participar do concurso, os secretários estaduais e municipais de educação devem aderir oficialmente a esta nova edição.

Dentre as principais ações, os chamados “Encontros de Divulgação Qualificada”, realizados em parceria com as secretarias de educação, acontecem durante as formações, eventos ou fóruns já programados pelas secretarias ou pelas Undimes e Consed. A pauta é organizada junto com a secretaria ou diretoria de educação.

Essas mobilizações são realizadas com o apoio da Rede de Ancoragem da Olimpíada, composta pelos colaboradores do Programa em todos os Estados e no Distrito Federal. São 80 parceiros: 26 secretários executivos (representantes da Undime); 27 coordenadores estaduais (representantes do Consed) e 27 docentes de Universidades Públicas. Além deles, o Programa também conta com o apoio de aproximadamente 60 mediadores dos cursos on-line espalhados pelo Brasil.

Em Tocantins, no dia 24/02, véspera do lançamento nacional da Olimpíada, durante o Fórum da Undime (TO), o Programa foi apresentado para secretários e dirigentes municipais de educação e também para técnicos das secretarias. A ação foi articulada pela secretária executiva da Undime e parceira da Rede de Ancoragem do Programa, Maria Solange Rodrigues de Sousa e a apresentação das ações foi realizada por Roseli Bitzcof de Moura, representante do Consed (TO), também parceira da Rede de Ancoragem.

Já no Ceará, a Undime e a Seduc do Estado promoveram logo na manhã do dia 26 de fevereiro um encontro regional em que secretários municipais foram estimulados a aderirem ao Programa: computadores com acesso ao Portal Escrevendo o Futuro foram disponibilizados para que os dirigentes municipais de educação pudessem fazer a adesão de seus municípios durante o evento. O presidente da Undime (CE) e dirigente municipal de educação do município de Ocara, Regivaldo Silva, “puxou a fila”, sendo um dos primeiros a fazê-lo. A Undime (CE) iniciou campanha para conseguir a adesão de 100% dos municípios cearenses.

Até 18 de março estão previstas ações nos Estados de Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Roraima, Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Acre e Amapá. A partir da próxima semana, o Portal Escrevendo o Futuro irá trazer informações sobre esses encontros.

A equipe do Escrevendo o Futuro continuará a realizar encontros de divulgação em parcerias com secretarias e diretorias regionais de ensino até dia 30 de abril. Os municípios que desejarem mais informações para organizar encontros de divulgação qualificada podem entrar em contato pelo e-mail olimp%C3%Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e verificar as possibilidades junto à organização da Olimpíada.