TwitterFacebookYoutubeInstagram

15-03-16 pequena caue 1O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, Edegar Giordani, visitou na manhã desta segunda-feira, 14, o município de Bom Jesus que já vive uma epidemia de dengue com 15 casos confirmados. Destes, quatro casos importados e outros 11 adquiridos no local.

Conforme Giordani, a visita ao prefeito Vilmar Sabino da Silva teve o objetivo de somar forças e colocar a ADR de Xanxerê, por meio da Gerência de Saúde, à disposição do município nas ações de fiscalização e combate ao mosquito. “Esse também é um pedido do Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, para que estejamos sempre atentos. A Agência está mobilizada, fazendo com que as ações cheguem a todos os municípios. Acreditamos que só assim conseguiremos resolver o problema”, explica.

O Gerente de Saúde, Airton Tedesco, participou da reunião e disse que os profissionais da Vigilância Epidemiológica estão mobilizados e realizam a supervisão nos 14 municípios que compreendem a Regional, além de Coronel Martins, Galvão e Jupiá. A atividade acontece tanto no trabalho a campo quanto na realização de reuniões nos municípios infestados e naqueles que estão em risco de infestação.

A preocupação ainda é em mobilizar a população para que seja parceira no trabalho de combate ao mosquito.  “A população precisa saber que ela é parte importante no combate ao mosquito da dengue. Sem a população participando nós vamos ter o dissabor de ver os casos aumentando. Mas acredito que a consciência de cada cidadão nesse momento está colocada em apoiar e auxiliar os órgãos que são responsáveis pela saúde pública”, enfatizou o secretário Edegar Giordani.

Durante a tarde desta segunda-feira, os profissionais da Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde e dos municípios participaram de uma videoconferência sobre o processo de notificação das doenças através de uma plataforma onde são lançados todos os casos suspeitos tanto de dengue, zika vírus e chikungunya.