TwitterFacebookYoutubeInstagram

Reunião contou com a presença de diretores das regionais de Videira, Joaçaba e Caçador

17-03 reuniao deschamps - pqnaNesta quinta-feira, dia 17, o secretário de estado da educação, Eduardo Deschamps, esteve reunido em Videira com diretores das escolas pertencentes aos municípios integrantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira, Caçador e Joaçaba.  O evento teve como base alinhar os trabalhos e prover melhorias para o segmento. Participaram do encontro o secretário executivo da9º ADR, Dorival Carlos Borga, o secretário Imar Rocha da ADR de Caçador  e a representante do secretário executivo da ADR de Joaçaba, a gerente de educação, Seila Ribeiro.

Para o secretário Borga o momento foi muito positivo. “É extremamente importante poder receber a visita do secretário de estado na nossa regional para debater as principais questões da educação. Com a visita o secretário setorial pode sentir a realidade vivenciada e se sensibilizar aos nossos principais pleitos”, afirmou.

A visita teve início com o encontro com os secretários executivos e gerentes de educação, onde os pleitos administrativos foram debatidos. Na sequência, o secretário Deschamps esteve falando aos diretores, apresentando o cenário macro da educação brasileira, com foco no estado de Santa Catarina.

Os números de matrículas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as taxas de aprovação e de abandono, foram contextualizados pelo secretário cobrando que os diretores fiquem atentos a eles e identifiquem os motivos dos resultados apresentados, traçando alternativas, a fim de mudar esses cenários.

O atual cenário nacional, com as discussões em torno da base nacional curricular comum, a reformulação do Ensino Médio, a Gestão Escolar, o Piso e a Carreira do magistério, o novo PNAIC e PIBID também foram discutidos pelo secretário de estado. As políticas educacionais a gestão da rede com avaliação do Ensino Médio Inovador foram apresentadas, bem como a ativação, a partir de abril, do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), foi anunciada.

“Os diretores precisam ficar atentos a todo o cenário que envolve a rede estadual de educação e o nosso pedido é para que haja um engajamento para fortalecer esse sistema e avançar ainda mais na relação ensino/aprendizagem dos nossos estudantes. Temos um cenário diferenciado e pretendemos evoluir ainda mais”, afirmou o secretário.

Algumas inovações do sistema também foram anunciadas, a exemplo, do Sistema de Controle da Alimentação Escolar, que deverá ser incorporado gradativamente nas escolas. O sistema consiste na informatização do controle de refeições servidas nas escolas, atualmente cadastrados de forma manual.

Na área de infraestrutura o secretário pontuou a quantidade de reformas em escolas concluídas somando 31, em andamento outras 91 escolas e 76 em projeto. A gerente de educação da 9º ADR, Rita de Cássia Soares, aproveitou a ocasião para sensibilizar o secretário em prol de uma celeridade nos projetos de reforma das escolas da regional “Temos quatro escolas: EEB Governador Bornhausen, EEB Maura de Senna Pereira, EEB Gonçalves Dias e EEB Professora Adelina Régis; em processo de reforma que estão emperrando na burocracia. Solicitamos o empenho do secretário para dar mais agilidade a essa situação”, afirmou Rita.

A reunião ainda contou com explanações sobre os investimentos da educação e a campanha estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O motivo foi sensibilizar todas as unidades escolares para que mobilizem seus estudantes para que eles entrem na luta contra esse mosquito causador de três doenças: dengue, chikungunya e zika vírus. Ao final os participantes puderam questionar o Secretário de Estado sobre diferentes pontos e tiveram suas respostas devidamente respondidas. “Estamos em um cenário econômico diferenciado e precisamos criar alternativas. O Governo do Estado está fazendo a sua parte e queremos que todos possam contribuir”, finalizou Eduardo Deschamps.