TwitterFacebookYoutubeInstagram

Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) no endereço www.obmep.org.br. As inscrições se encerram em 10 de abril.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o país, exclusivamente na página da OBMEP. As escolas que não têm acesso à Internet devem procurar ajuda na secretaria de educação de seu município ou estado ou do Coordenador Regional da OBMEP.

A OBMEP é dirigida aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e é realizada em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento. Incentivamos as escolas a inscrever todos os seus alunos.

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, premiaremos 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr – PIC – com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

Além do PIC, a OBMEP desenvolve outros programas que visam incentivar o estudo e facilitar o acesso a conteúdos de qualidade em matemática, disponíveis a todos no site.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).