TwitterFacebookYoutubeInstagram

Os diretores escolhidos pela comunidade escolar a partir dos Planos de Gestão têm como principal foco garantir a autonomia pedagógica, administrativa, física e financeira da escola

29-03-16 pequena caue 1Para dar continuidade ao novo formato de Gestão Escolar na rede pública estadual, a Secretaria da Educação reúne, a partir desta quarta-feira, 30, todos os gestores educacionais do Estado para uma série de formações.

O primeiro encontro será no Hotel Cambirela, em Florianópolis, com a presença de 212 gestores das Gerências Regionais de Educação de Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Ibirama, Taió, Rio do Sul, Ituporanga, Timbó, Blumenau, Brusque e da Grande Florianópolis.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destaca a importância das reuniões, “esta formação pretende ser um momento de reflexão e orientação para ajudá-los a construir uma gestão cada vez mais democrática e participativa em sua escola”, afirma.

Além da presença do secretário e da equipe de capacitação da Secretaria da Educação,   os encontros presenciais vão contar com palestras de autoridades como Glauco José Côrte, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação e integrante da diretoria do Instituto Ayrton Senna.

Cursos e palestras orientam os profissionais

29-03-16 pequena caue 3Ao todo serão 120 horas de cursos e palestras, presenciais e a distância, com autoridades educacionais de vários níveis da sociedade. Estão programados cinco encontros, de três dias cada, nos principais pólos do Estado.

Para envolver todos os diretores, a formação será dividida em encontros presenciais de 20 horas. As outras 100 horas serão realizadas nas próprias Gerências Regionais de Educação, coordenadas por cerca de 40 tutores treinados pela Secretaria e também por meio do ambiente virtual de aprendizagem E-Proinfo. Esses tutores serão os  multiplicadores da nova política de gestão escolar nas Agências de Desenvolvimento Regional.

Gestão democrática e participativa

29-03-16 pequena caue 2A continuidade da formação aos gestores escolares tem como principal foco garantir a autonomia da gestão pedagógica, administrativa, física e financeira da escola, assegurando a gestão democrática da educação pública.  

De acordo com a coordenadora de Gestão Escolar, Maristela Aparecida Fagherazzi além de subsidiar os diretores no desenvolvimento do trabalho nos diferentes contextos escolares, “o encontro busca criar momentos coletivos de discussão sobre o significado de democracia, autonomia, participação e cidadania”.

O próximo encontro, que será com os gestores educacionais das Gereds de Araranguá, Criciúma, Braço do Norte, Tubarão, Laguna, Lages e São Joaquim, acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Abril. 

Informações

O que: Curso para Gestores Escolares: “GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PAPEL DO GESTOR”

Quando: Dias 30 e 31 de Março e 1° de Abril,

Horário: Abertura às 14h e encerramento às 18h; (os tutores começam a partir das 8 hs)   

Onde: Hotel Cambirela – Estreito, Florianópolis