TwitterFacebookYoutubeInstagram

20 05 Governo discute investimentos na Educação e avança na parceria com TRENesta segunda-feira, 20, o governador Carlos Moisés recebeu os secretários de Estado da Educação, Natalino Uggioni, da Casa Civil, Douglas Borba, e da Fazenda, Paulo Eli, para tratar sobre investimentos previstos para a Educação. As ações serão para fomentar ações pedagógicas como formações de professores e programas educacionais.

“Estamos preparando anunciar um plano de investimentos que visa fortalecer a rede estadual de ensino de Santa Catarina. É a nossa prioridade subsidiar professores e alunos com qualidade na aprendizagem em sala de aula”, afirma o governador.

De acordo como secretário Uggioni, o aporte, que está em análise, também será para incrementos em tecnologia. “Estamos seguindo diretrizes de como podemos realizar mais investimentos em tecnologia, em atividades para estimular o senso de pertencimento do aluno na escola, a qualificação e a capacitação dos professores para este cenário”, aponta.

Educação e TRE

Governo discute investimentos na Educação e avança na parceria com TRE

Em seguida, foram realizadas tratativas com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Cid José Goulart, e o juiz Wilson Pereira Júnior, diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, para reforçar parceria que estimula os alunos do ensino médio que já completaram os 16 anos de idade a exercer o papel como cidadãos por meio do voto.

O projeto Eleitor do Futuro, Educação para a Cidadania, que propõe reflexões por meio de ações voltadas à cidadania, lançado no final do ano de 2017, terá continuidade nas escolas estaduais. Porém, a ideia é este ano oferecer formação aos diretores e professores das escolas. "Falamos dos direitos e dos deveres dos cidadãos aos nossos alunos. É um diferencial que levamos às nossas escolas, que é o pleno exercício da cidadania", relata Uggioni.

Na prática, são promovidas palestras e ações que estimulam os jovens na participação de decisões democráticas. Em 2018, houve a oportunidade de alunos simularem uma votação para se familiarizarem ao momento do voto. "Com a parceria, queremos fomentar o número de jovens eleitores, já que esses estão dentro das escolas estaduais e, além disso, é tornar quem está na sala de aula multiplicador dessa ação", finaliza o presidente do TRE/SC.

Nos próximos dias, será agendado novo encontro entre equipes da Secretaria de Estado da Educação e TRE para definir as atividades e regiões em que elas serão realizadas.