TwitterFacebookYoutubeInstagram

21 05 inscricao encceja 2019Interessados em concluir o ensino fundamental ou médio já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições deverão ser realizadas até 31 de maio pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Para participar, é necessário o candidato ter no mínimo 15 anos completos para realização da prova do ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Os locais da aplicação do exame, previsto para 25 de agosto, serão divulgados após o encerramento das inscrições.

Segundo o Inep, quem faltou às provas em 2018 e quiser realizar em 2019 deverá selecionar o motivo da ausência no processo de inscrição.

Sobre os resultados

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Material de apoio

O Inep disponibiliza materiais de estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Encceja, no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.