TwitterFacebookYoutubeInstagram

04 06 EEB Altino Flores 1A Escola de Educação Básica Altino Flores, de Anitápolis, na Grande Florianópolis, registrou em um ato para a comunidade, nesta terça-feira, 4, a entrega da revitalização na unidade de ensino. A obra de R$ 1.042.561,01 foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SED). A solenidade de entrega contou com a presença do secretário Natalino Uggioni, acompanhado pelo Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, que veio de Brasília para evento com os municípios catarinenses.

Uggioni ressaltou a importância da participação da comunidade na vida escolar. “Quando chegamos à escola e conseguimos observar o envolvimento da aldeia em torno a ela, sabemos que a unidade será bem cuidada e que a educação terá mais qualidade.”

O comentário da professora aposentada Terezinha Broering Guimarães revelou uma parte desse envolvimento. “Quando entrei e vi a escola toda renovada, desejei voltar aos meus 19 anos, quando comecei a trabalhar aqui. Fui a primeira normalista desse grupo escolar”, contou. Terezinha foi prestigiar a solenidade acompanhada do marido, Adir Guimarães, que também foi professor e inspetor da EEB Altino Flores, da década de 60 até os anos 90.

04 06 EEB Altino Flores 2Durante a visita, o presidente do FNDE conversou com os alunos e explicou a importância do fundo da educação, assim como de recursos para manter as atividades básicas das escolas, como alimentação e transporte.

Em cerca de um ano de reforma, a escola em Anitápolis passou por troca de cobertura, execução de rede elétrica de ar-condicionado, reforma elétrica completa e reforma dos banheiros. Salas de aula receberam mobiliário e as novidades também refletem no comportamento dos alunos. “Agora, fica mais fácil manter a estrutura. A motivação dos alunos é visível. Eles têm mais prazer em entrar aqui, ajudam a preservar as carteiras e têm muito mais cuidados com a escola”, diz a diretora Márcia Coelho.

O ato de entrega contou, ainda, com a presença do prefeito de Anitápolis, Laudir Coelho, do diretor de Administração e Finanças da SED, Jean Paulo Cimolin, do diretor de Gestão de Pessoas, Marcos Vieira, do Consultor Operacional João Alfredo Ziegler, do gerente de Apoio Operacional, José Hipólito da Silva e do coordenador Regional da Grande Florianópolis, Vitor Fungaro Balthazar. A escola atende a 288 alunos do Ensino Fundamental ao Médio.