TwitterFacebookYoutubeInstagram

06 06a Ações de gestão e inovação da SED são apresentadas em evento do FNDEA Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou parte de suas ações de gestão e inovação para cerca de 700 representantes municipais, participantes do evento Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação, realizado nesta semana em Florianópolis. Na palestra Gestão e Inovação na Educação, na terça-feira, 4, o secretário Natalino Uggioni destacou a gestão da SED para obter os melhores resultados, fundamentada em objetivos, metas e indicadores para todas as ações, no comprometimento dos profissionais e na liderança.

“Na gestão, a busca pela excelência precisa ser um hábito, não um ato. Já, para inovar, precisamos transformar ideias em ações, manter o ambiente propício para gerar muitas ideias e extrair o melhor delas. Assim, a inovação ocorre naturalmente e podemos gerenciá-la”, abordou o secretário.

Para melhorar a qualidade do ensino, Uggioni destacou como premissas o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em sala de aula, o envolvimento da comunidade nas rotinas da escola e o gestor escolar com mentalidade voltada à resolução de problemas.

Algumas das ações em curso apresentadas pelo secretário foram: criação de um núcleo de inovação na SED, implantação de inteligência de dados e estabelecimento de indicadores, modernização de laboratórios escolares com acesso à internet banda larga e política de qualificação e atualização profissional dos educadores.

Articulação entre FNDE e governo de SC orienta municípios

O evento Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação, nos dias 4 e 5 de junho, foi uma iniciativa do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A organização foi da SED em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC).

06 06b Ações de gestão e inovação da SED são apresentadas em evento do FNDEO presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, valorizou a preocupação da Secretaria da Educação com o municipalismo e a capacidade de articulação. “Quanto melhor segurança houver para acessar os programas do FNDE, mais segurança teremos para entregar à sociedade brasileira um padrão de educação de qualidade com as nossas características, com a nossa identidade”, refletiu.

Além das palestras, os representantes participaram das salas de capacitação com especialistas, sobre investimentos em gestão estratégica e financeira, Programas Suplementares destinados à Educação Infantil, ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, operacionalização do Sistema de Prestação de Contas (SiGPC) e de módulos do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec).