07 06a SED no Encontro Nacional das Comissões de Educação das Assembleias LegislativasA Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina teve participação na mesa de abertura do 1º Encontro das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas, nesta sexta-feira, 7. O evento, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), recebeu presidentes e vice-presidentes destas comissões nos legislativos estaduais, além de deputados estaduais e federais e também dois senadores da República, para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

Em sua manifestação, o secretário Natalino Uggioni valorizou a iniciativa do encontro, deu boas-vindas aos representantes de 23 estados da federação participantes, destacou a importância do envolvimento legislativo na Educação e falou sobre o trabalho da pasta frente a desafios dos temas propostos para o encontro.

“Na gestão democrática como estamos tratando o Plano Estadual de Educação, temos mantido a interação com o Legislativo catarinense, com o Conselho Estadual de Educação, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A análise minuciosa que realizamos nos permite identificar o cenário atual de cada objetivo e propor as ações necessárias para atingirmos os desafios apontados no plano”, declarou Uggioni.

A respeito do Fundeb, o secretário destacou a concordância em tornar o fundo constitucional e também a necessidade de se buscar cada vez mais recursos, primando sempre pelo bom investimento na Educação.

A presidente da Comissão de Educação na Alesc, deputada Luciane Carminatti, frisou a existência de diálogo aberto com a SED, acima de questões partidárias, defendendo as boas relações pelo bem da Educação em Santa Catarina.