TwitterFacebookYoutubeInstagram

visita GovQuando se fala em educação inovadora, a intenção é clara: fazer com que o aluno mantenha o interesse no conteúdo difundido em sala de aula. Para isso, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está substituindo o conceito das salas de informática pelos laboratórios de tecnologia e inovação a toda a rede de ensino. Os investimentos aplicados nesta primeira fase de modernização são de R$ 39 milhões.

Para marcar a volta às aulas do segundo semestre, o governador do Estado, Carlos Moisés, visitou o Instituto Estadual de Educação (IEE), nesta segunda-feira, 29, e conheceu parte dos equipamentos que estão sendo entregues nas escolas de todo o estado. Entre os 16,9 mil itens, estão 6,4 mil computadores para gestão escolar e professores e 171 gabinetes móveis de recarga com notebooks e tablets. A entrega operacionaliza uma das ações do programa Minha Nova Escola, anunciado na última semana pelo Governo do Estado, no eixo de atuação da Educação Inovadora.

“Precisamos linkar a escola pública com a tecnologia, entrar no universo do aluno para que ele se sinta integrante deste processo de modernização e, para isso, a entrega destes equipamentos é fundamental. Manter o interesse do aluno em sala de aula hoje é muito difícil, mas por meio da inovação poderemos fazer com que ele se sinta mais atraído e perceba o aprendizado mais interativo e divertido”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Nesta entrega, que já está sendo realizada,  todas as 1071 unidades de ensino de Santa Catarina serão beneficiadas com algum equipamento. As primeiras unidades a receberem os gabinetes móveis de recarga serão as escolas com Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) e os Centros de Educação Profissional (CEDUPS). Na sequência, serão contempladas as escolas com maior número de alunos e que já tenham a infraestrutura tecnológica adaptada ao funcionamento dos mesmos. Também fazem parte do investimento lousas digitais, webcams, projetores, aparelhos de som, televisores e caixas de som.

IMG 0226“O investimento nesses equipamentos soma-se a outras ações que estamos realizando, para tornar nossas escolas mais atrativas e fortalecer o sentimento de pertencimento dos nossos alunos para com elas. Trabalhamos para entregar à sociedade catarinense uma educação pública de melhor qualidade e com melhores resultados” destacou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Do montante de computadores para uso administrativo e dos docentes, escolas com mais de 800 alunos receberão 10 equipamentos. Os demais lotes entregues são de 8, 6, 5 ou 3 computadores, de acordo com o número de estudantes da unidade. Outros equipamentos multimídia e de suporte serão entregues segundo o mesmo critério e disponibilidade.

Os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de cada região são os responsáveis por dar o treinamento aos professores para que eles possam utilizar os equipamentos com os alunos em aula. Paralelamente, a SED realiza o mapeamento de Tecnologia da Informação nas escolas estaduais, a fim de conhecer as demandas de infraestrutura de equipamentos e de rede para viabilizar melhorias, como o acesso à internet no ambiente escolar.

Durante a visita do governador ao IEE, também foram apresentadas melhorias nos aplicativos do aluno e do professor usados na rede estadual, além das mudanças que vão facilitar a compra do passe escolar via QR Code.

“Um de nossos cuidados é que as escolas que receberem os equipamentos estejam aptas a utilizá-los, para que não os deixemos sem uso ou subutilizados” completou o secretário.

 

 

INFOGRÁFICO VOLTA AS AULAS Prancheta 1

Atualização nos aplicativos escolares e compra do passe por QR code

No aplicativo Professor SC já era possível fazer os registros escolares, a chamada diária e ter informações das escolas/turmas em que o docente leciona, calendário escolar, agenda de atividades das turmas, horário de aula, entre outras importantes informações e opções de registros disponíveis aos professores da rede pública estadual. Com a atualização, o aplicativo permite disponibilizar conteúdo aos alunos e mandar mensagens, como notificar trabalhos em grupo ou compartilhar temas de estudo.
No aplicativo Aluno SC os alunos podiam acessar boletim com as notas e verificar frequência. Com a atualização, ele poderá saber qual o cardápio semanal da merenda escolar e também receber o conteúdo das aulas e mensagens dos professores. O objetivo é que o sistema escolar se torne mais ágil e dinâmico com a inclusão de dados escolares pertinentes ao estudante, bem como o conteúdo das atividades e avaliações realizadas pelo professor.

 

Atualização no portal do passe

Antes o aluno precisava imprimir o atestado de frequência na secretaria da escola e validar com um carimbo para poder retirar o passe na empresa de transporte. Agora, o portal disponibiliza um QR Code, que o aluno pode ter no celular atestando sua frequência, facilitando assim a compra do passe, fazendo economia de papel e também otimizando tempo dos funcionários.