IMG 20190827 WA0015A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu início, neste ano de 2019, à disciplina de Língua Italiana aos alunos da Rede Pública. Em um projeto piloto, seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.

“O que nós pretendemos com esta iniciativa é oportunizar o aprendizado dos alunos da rede pública, ofertando possibilidades de crescimento educacional para um futuro próximo, por meio de bolsas de estudos e estágios, que tenham como parâmetro para a seleção dos beneficiados o domínio da Língua Italiana”, destacou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Cinco escolas da Regional de Tubarão farão parte do início do projeto, sendo elas a EEB Lino Pessoa, de Tubarão, a EEB Alice Júlia Teixeira, de Sangão, a EEB Mons. Bernardo Peters, em Treze de Maio, a EEF Prof. João Batista Becker e a EEB Imaculado Coração de Maria, de Pedras Grandes. Em Florianópolis, o Instituto Estadual de Educação também receberá o projeto. As aulas de italiano contemplarão alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

A aula inaugural do projeto na região de Tubarão aconteceu nesta semana, na Escola Lino Pessoa, com a presença do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. Também estavam presentes no evento o diretor de Ensino, Alcinei da Costa Cabral; a técnica da Coordenação de Línguas Estrangeiras, Maike Kretzschmar Ricci; o presidente em exercício do Centro de Cultura Italiana do Paraná, Domingos Budel; o presidente do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB/SC)  e a coordenadora Regional de Educação de Tubarão, Maricelma Simiano Jung.