TwitterFacebookYoutubeInstagram

Curso Justiça Restaurativa Inscrições Prorrogadas 02O Curso Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz nas Escolas, idealizado pela UnisulVirtual apresenta uma abordagem do conflito a qual visa que a comunidade escolar possa estabelecer diálogos e resoluções pacíficas de conflitos agindo, também, de forma preventiva. A metodologia a ser aplicada nas escolas consiste em um círculo de construção de paz, o qual propõe um encontro de pessoas que querem pensar novas formas de relações respeitosas, solidárias e verdadeiras. Seu objetivo é ensinar uma metodologia para resolução e prevenção de conflitos com base na Justiça Restaurativa e elaborar, junto com o estudante do curso, um plano de implantação da metodologia na escola.

As inscrições que iam até esta quarta-feira, 04, foram prorrogadas até a próxima quarta-feira, 11, e podem ser feitas de forma gratuita pelo formulário no link, prioritariamente por Coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção (NEPREs). No passo seguinte a equipe da SED/Diretoria de Ensino irá validá-las de acordo com o limite de vagas e critérios de seleção em cada turma, conforme regulamento. A confirmação será feita ao término do cadastro da inscrição.

O conteúdo reúne um conjunto de materiais para educadores e profissionais de educação, em sintonia com algumas das metas do Plano Estadual de Educação, como por exemplo, a Meta 7/ Estratégia 7.18,  que visa "Garantir políticas de prevenção à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação dos trabalhadores da educação e demais membros da comunidade escolar, para detecção dos sinais e de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas para promover a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade".

Serão quatro módulos com teoria e atividades práticas, totalizando 40 horas de curso. Ele é gratuito e será realizado totalmente a distância, com mediação de professor e realização de atividades, as quais receberão feedback e orientação da professora  do curso. Podem se inscrever Coordenadores dos NEPREs, Servidores das GERED’S, Servidores da SED, Gestores e Professores.

A formação irá propiciar conhecimento por meio de aplicações de conceitos aprofundados e outros materiais, tais como: webaulas/vídeos, textos, notícias, avaliações e leituras que auxiliarão os educadores a planejar, estruturar e aplicar práticas de Justiça Restaurativa para resolução e prevenção de conflitos em ambiente escolar.