TwitterFacebookYoutubeInstagram

Plano de Gestão Matéria 11 9A três dias do encerramento das inscrições dos Planos de Gestão Escolar (PGE) 2019, os profissionais da educação se movimentam para apresentar as melhores opções de gestão para as unidades escolares. O prazo para enviarem os projetos é sexta-feira, 13, até as 17 horas, impreterivelmente.

Neste ano houve uma mudança, e o horário de encerramento foi antecipado, para melhor atender os profissionais que fizerem a inscrição. O objetivo é dar suporte e responder as dúvidas daqueles que tiverem algum problema no momento do preenchimento do cadastro. Assim como nos anos anteriores, a coordenação do processo de escolha dos novos gestores espera o maior número de inscrições nos últimos dois dias e alerta para que os interessados façam a inscrição o quanto antes, para não correrem o risco de perder o prazo.

Os interessados devem elaborar o PGE de acordo com os quesitos definidos na portaria 1434/2019, acessar o sistema com sua matrícula e senha e fazer a postagem do seu plano. São 1.036 unidades escolares aptas a participarem do processo de escolha democrática. Naquelas que não tiverem proposição de planos aprovados dentro das normas, será escolhido um gestor temporário até que se abra um novo processo de seleção.

Plano de Gestão Escolar

O PGE deve explicitar as metas, objetivos e ações que evidenciam o compromisso com o acesso, a permanência, a inclusão e o percurso formativo com êxito na aprendizagem, na perspectiva da formação integral do estudante da Educação Básica e Profissional. O documento deve ainda, representar o compromisso da gestão com a comunidade escolar e com a SED.

Alguns pontos a serem abordados

• Transparência na gestão da Rede Estadual de Ensino;
• Eficácia no uso dos recursos;
• Garantia de qualidade social, traduzida pela busca constante do pleno desenvolvimento da pessoa, do preparo para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho;
• Democratização das relações pedagógicas e de trabalho;
• Segurança no ambiente escolar, tornando-o propício ao aprendizado e à construção do conhecimento;
• Valorização do profissional da educação.

Passos do processo de escolha e vigência

1) O proponente irá inscrever-se e apresentar o PGE para as Comissões Regional e Estadual de Gestão Escolar, que farão a análise do documento.
2) A etapa seguinte será a homologação e publicação no portal eletrônico da SED.
3) Os proponentes irão apresentar os planos à comunidade e passarão por um período de defesa do projeto junto aos alunos, pais e professores.
4) Em uma das datas determinadas no edital, de 23, ou 24 ou 25 de outubro, poderão votar todos os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de pais de alunos de até 18 anos e servidores em efetivo exercício da profissão na escola.
5) O responsável pelo plano de gestão escolhido inicia o trabalho no dia 2 de janeiro de 2020 e encerra no dia 31 de dezembro de 2023.

Para inscrições e mais informações, clique aqui