Imagem para matériaCerca de 100 trabalhos científicos estarão expostos e concorrendo a premiação na 13ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina, a Fecitec SC, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento tem início nesta terça-feira, 29, no Complexo Esportivo do SESI, Bernardo Werner, em Blumenau e tem o objetivo de incentivar o trabalho de equipe dos alunos, a fim de colocar as suas ideias criativas e inovadoras em prática, despertando um interesse maior pela pesquisa científica.

“Acreditamos que, muito mais do que promover a aprendizagem dos conteúdos, as atividades da Fecitec são práticas pedagógicas desafiadoras, compatíveis com a vida em constante transformação. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa”, afirmou o secretário Natalino Uggioni.

Cerca de 30 funcionários da SED estiveram envolvidos na organização da feira e estarão acompanhando de perto todas as etapas. Além deles, a feira não poderia ser realizada sem a participação de alunos e professores. “Nossos participantes prepararam tudo com muito carinho para receber os visitantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, declarou a secretária adjunta Carla Silvanira Bohn.

Os trabalhos que serão apresentados foram desenvolvidos por estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional, classificados nas Feiras de Ciência e Tecnologia realizadas no âmbito das Coordenadorias Regionais da Educação de Santa Catarina.

A Feira é dividida em três etapas: escolar, regional e estadual. A primeira etapa é realizada dentro da escola e os melhores trabalhos são classificados para a etapa regional. As Coordenadorias Regionais de Educação são responsáveis por organizar esta segunda etapa, que classifica os trabalhos em destaque para o evento estadual. Participam da etapa estadual os principais trabalhos de cada regional, uma oportunidade para que os estudantes possam interagir com alunos de outras cidades e trocar experiências.

Acompanhe as atividades paralelas à Fecitec SC e atualize-se sobre o evento, seguindo a hashtag #FecitecSC nas redes sociais.

Atrações

Além da Mostra Interativa dos trabalhos de iniciação científica produzidos pelos estudantes, ocorrerão as atividades paralelas, como oficinas Maker, palestras, filmes e shows, com o objetivo de promover um ambiente que favoreça o interesse e o gosto dos estudantes pela Iniciação Científica, contribuindo para a elevação do letramento científico da população infanto-juvenil do nosso Estado.

Grupo Ciência em Show: O Grupo Ciência em Show, que ensina e comunica a ciência de maneira descomplicada e descontraída, fará uma apresentação de boas-vindas aos participantes da FECITEC na noite da segunda-feira, 28.

Espaço Maker: O Espaço Maker trazido pelo SESI promove atividades ‘mão na massa’. Ele tem origem no Movimento Maker, que propõe uma vivência baseada na ideia de “faça você mesmo” (do inglês do it yourself), incentivando que as pessoas criem e executem seus próprios projetos. Assim, o conceito também é aplicado na escola, onde o aluno aprende com uma nova postura: a de ser protagonista de seu próprio aprendizado.

Atividades Paralelas

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS FEIRA