TwitterFacebookYoutubeInstagram

WhatsApp Image 2019 12 11 at 17.48.18Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano Ensino Médio da rede pública estadual de Santa Catarina terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional em 2020. A parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado da Educação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) irá colocar em prática as formações do programa Aprendizagem Criativa, que serão realizadas no contraturno escolar. A contratação foi assinada nesta quarta-feira, 11, na SED, em Florianópolis.

O objetivo do programa Aprendizagem criativa é proporcionar oportunidades e fomentar, desde o Ensino Fundamental, a capacidade de escolha dos estudantes em Santa Catarina, contribuindo para seu futuro profissional e para o desenvolvimento em todas as regiões do Estado. Serão 2.160 vagas, 60 por regional de Educação de Santa Catarina. As turmas terão 30 alunos e, os cursos, até 120h de duração.

Para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, é preciso motivar o jovem a concluir os estudos preparando-se para o futuro. Essa visão pode mudar o cenário atual, onde muitos alunos abandonam a escola para ingressar no mercado e concluem os estudos mais tarde, o que aumenta a taxa de distorção idade-série, acrescenta Uggioni. Em 2018, esse indicador entre os alunos do Ensino Médio da rede estadual foi de 21%.

“Estamos trabalhando para que o estudante veja na educação oferecida pelo Estado essa plataforma para construir a sua trajetória. Esperamos que ele não saia da escola antes do tempo, e sim, que se forme mais preparado”, explica o secretário.

Cursos priorizam atividades práticas em diversos setores

WhatsApp Image 2019 12 11 at 17.48.31As atividades do programa Aprendizagem Criativa serão oferecidas a partir do início do ano letivo e têm como foco áreas como tecnologia da informação, automação, elétrica, mecânica, segurança, inovação e empreendedorismo, priorizando atividades práticas.

O diretor regional do SENAC, Rudney Raulino, ressaltou a importância da iniciativa. “Precisamos oferecer essa chance para os jovens entrarem nos processos da educação profissional”. O diretor Regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou que a oportunidade irá despertar o interesse pelas profissões. “Com a metodologia do SENAI, os jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades e competências como empreendedorismo, criatividade, empatia, alinhados às demandas da nova indústria.”

Algumas das opções de atividades, de acordo com a região do Estado, incluem desenvolvimento para a web, como aplicativos, games e web design; introdução em mecatrônica, automação e energias renováveis; introdução à construção civil, à moda e produção de alimentos.

500 vagas na área de tecnologia

No dia 2 de dezembro, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio das secretarias de Estado da Educação (SED) e do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), assinou convênio com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), para a operacionalização do programa EDUtec, voltado à oferta de 500 vagas de iniciação profissional a estudantes da rede estadual na área de tecnologia.