ProgramaO projeto “Penso, Logo Destino”, que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, será lançado na próxima terça-feira, 17, às 10h, no Cigerd, em Florianópolis. A Secretaria de Estado da Educação (SED) é parceira da iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA). As secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Administração Prisional e a Polícia Militar Ambiental também auxiliam no projeto.

Com a novidade, Santa Catarina torna-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos. No Brasil, há ações isoladas de municípios no intuito de garantir que os resíduos completem o ciclo da Logística Reversa, mas uma operação sistematizada que tem como foco atingir todas as cidades é uma ação inédita no país.

Apoio dos estudantes

Um dos pilares do projeto é o apoio das crianças e dos adolescentes. Por isso, serão realizadas ações de conscientização nas escolas da rede estadual de ensino, para que os pequenos sejam aliados e auxiliem os pais e a comunidade na destinação correta dos resíduos.

O “Penso, Logo Destino”, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que, após o desenvolvimento das três fases, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza os materiais descartados e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e ecologicamente correta.

Para isso, o IMA irá firmar parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação desses produtos, que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

O Programa “Penso, Logo Destino” visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.