TwitterFacebookYoutubeInstagram

17 12 Secretaria de Estado da Educação instala primeira comissão de prevenção de acidentesA Secretaria de Estado da Educação instalou, nesta terça-feira, 17, sua primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/SED), como forma de conscientização e atuação sobre as demandas de saúde do servidor no órgão central, em Florianópolis. A composição para a escolha dos membros da comissão foi realizada em eleição, no dia 5 de dezembro, e com a designação de um presidente, conforme regulamenta o Manual de Saúde do Servidor, de 2009, sobre a implantação da CIPA nos órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina.

O titular, Ramiro Marinho Costa, e os suplentes, Mereanice Correia e Alberi Leopoldo Adriano, são os representantes eleitos, e o presidente designado é o servidor João José de Souza Júnior. Durante o ato de oficialização, eles manifestaram seu comprometimento com a promoção da qualidade de vida dos servidores. Para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, a primeira comissão da CIPA na SED traz a expectativa de que o trabalho torne o ambiente mais acolhedor, em que os servidores sintam-se cuidados e dediquem-se cada vez mais aos desafios da educação.

“É uma alegria e um marco cumprirmos hoje com uma determinação legal e demonstramos nossa preocupação com o bem-estar, a saúde e a segurança dos nossos trabalhadores da secretaria. A CIPA será mais uma equipe atenta às necessidades de melhoria no ambiente de trabalho. Esperamos em breve irradiar a iniciativa às coordenadorias regionais do Estado e, futuramente, às escolas, para o dia a dia dos nossos estudantes”, refletiu Uggioni.

O Diretor de Gestão de Pessoas da SED, Marcos Vieira, explica que a iniciativa da SED partiu de um olhar atento à realidade das equipes e contou com irrestrito apoio dos servidores, que elegeram seus representantes. “Esperamos que esta equipe possa trabalhar conosco para programar ações que mudem essa cultura e ajudem a resguardar a saúde das pessoas. Uma vez fortalecida essa missão no órgão central, poderemos irradiar nossa visão para as coordenadorias e a comunidade escolar”, destacou.

Gerência de Saúde do Servidor destaca protagonismo da SED

A implantação da CIPA foi acompanhada pelo engenheiro André Labanowski Júnior, da Gerência de Saúde do Servidor da Secretaria de Estado da Administração (SEA). “Felizmente, desde 2009, quando se estabeleceu o Manual de Saúde do Servidor, pela primeira vez os gestores da Educação demonstram interesse sobre a visão preventiva, a fim de evitar que o servidor se afaste, já que, muitas vezes, ele não olha para si próprio quando está realizando a sua atividade. Esse é um problema cultural e a SED acaba de instalar uma ferramenta para modificar essa realidade”, avaliou.

O presidente da CIPA, João José de Souza Júnior, afirmou seu compromisso, ressaltando que a saúde é o maior bem e que pretende difundir entre os colaboradores do órgão central a importância de não protelarem o autocuidado e a prevenção relacionada ao ambiente de trabalho.

Membros da CIPA/SED 2019-2021

JOÃO JOSÉ DE SOUZA JUNIOR

Titular Designado – Presidente

GEAFI/DIAF

RAMIRO MARINHO COSTA

Titular Eleito – Vice-Presidente

GEPES/DIGP

MEREANICE CORREIA

Suplente Designado

GEINF/DIAF

ALBERI LEOPOLDO ADRIANO

Suplente Eleito

SEPCO/DIAF