TwitterFacebookYoutubeInstagram

4 Gestão TotalO trabalho da Secretaria de Estado da Educação no ano de 2019 foi guiado pelos cinco eixos do Programa Minha Nova Escola, com o objetivo de atender de forma mais rápida e efetiva a comunidade escolar. No contexto de Gestão Total, a SED passou a coletar dados nas unidades escolares para priorizar seus planos e ações nos campos com maior necessidade, como a chamada de profissionais efetivos e a viabilização do novo Cartão CPESC.

 

Novo Cartão CPESC Serviços e o dobro dos recursos para materiais

Para viabilizar o pagamento de prestadores dos serviços de manutenção e conservação nas escolas, foi criado em 2019 o Cartão CPESC serviços. Além da implementação o governo dobrou o valor dos cartões materiais e serviços no segundo semestre de 2019, com um investimento de R$ 12,7 milhões nos últimos seis meses. Em todo o ano de 2019, foram  R$ 21.259.189. O investimento agiliza as melhorias e reconhece a importância da gestão escolar para a qualidade do ambiente e da qualidade do ensino.

Chamada de 3 mil profissionais efetivos 

O Governo do Estado prorrogou por dois anos a validade do concurso do Magistério Público Estadual de 2017 e realizou, em 2019, a chamada de 2 mil profissionais aprovados para início do exercício no próximo ano letivo. São 1 mil professores efetivos e 500 Especialistas em Educação no quadro do Magistério Público Estadual, nos cargos de Supervisor Escolar, Administrador Escolar e Orientador Educacional para o quadro. O ingresso representa 10% mais professores efetivos e 25% mais especialistas e assistentes técnico-pedagógicos no quadro. Eles somam-se a mais 1 mil profissionais que haviam sido chamados no início do ano de 2019.

Sistema de Inteligência de Dados da Educação

7 gestãoDesenvolvimento interno do Sistema  de Inteligência de Dados Educação na Palma da Mão, com atualização quinzenal, em que a escola pode enxergar seus indicadores de desempenho, matrículas e faltas em relação ao Estado e ao país. Com a formação em andamento, o gestor pode tomar decisões baseadas em dados, com mais segurança, e o professor pode enxergar, por exemplo, as áreas  do conhecimento em que sua escola demanda mais reforço. 

Planos de Gestão Escolar

Em 2019, a SED articulou e executou o processo de seleção dos Planos de Gestão Escolar pela comunidade, para a definição dos diretores das mais de 1 mil unidades escolares de 2020 a 2023. O processo democrático ocorreu entre agosto e outubro e os diretores escolhidos por pais, alunos e servidores, a partir de suas propostas, serão empossados no dia 2 de janeiro de 2020.

Avaliação Institucional da Educação em duas edições

A Secretaria de Estado da Educação desenvolveu uma Avaliação Institucional para a Rede Pública Estadual da Educação Básica, uma iniciativa para aperfeiçoar seus processos de planejamento e gestão. A pesquisa foi aplicada por duas vezes e respondida on-line pela comunidade escolar. O objetivo foi identificar áreas carentes para o adequado investimento institucional, contando com 360.150 respondentes participantes.

Verificação para cumprir metas do Plano Estadual de Educação de SC

A Verificação de Conformidade do Plano Estadual de Educação de SC foi uma revisão técnica de estudo das estratégias para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, e do Plano Estadual de Educação (PEE/SC), Lei nº 16.794. O objetivo do procedimento é a atualização das estratégias do PEE, para viabilizar o atingimento das metas aprovadas em 2015 com data final em 2024, eliminando redundâncias e tornando o texto ainda mais claro, com o respeito às 19 metas existentes.

 

Leia também:

.: BALANÇO 2019 E PROJEÇÕES 2020: Educação chama 3 mil efetivos, renova 57% da frota de ônibus e investe na cultura de manutenção de escolas
.: EDUCAÇÃO INOVADORA: Equipamentos tecnológicos, Novo Ensino Médio, PECIM e Iniciação Profissional
.: INFRAESTRUTURA ESCOLAR: Contratação de manutenção sob demanda, conclusão de obras e novas vagas
.:
QUALIFICAÇÃO PERMANENTE: Formação continuada para professores e investimentos no programa UNIEDU
.: ALÉM DA ESCOLA: Renovação de 57% da frota do transporte escolar, custeio e manutenção do sistema