6 Além da EscolaO trabalho da Secretaria de Estado da Educação no ano de 2019 foi guiado pelos cinco eixos do Programa Minha Nova Escola, com o objetivo de atender de forma mais rápida e efetiva a comunidade escolar. Na área do Transporte Escolar, a SED buscou ir além da escola para permitir que os alunos estaduais e municipais pudessem chegar às unidades escolares e as suas casas em segurança, renovando mais da metade da frota de ônibus escolares catarinenses.

Renovação de 57% da frota do transporte escolar

Ao todo, 286 dos 295 municípios de Santa Catarina contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no transporte escolar por meio de parcerias com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC). Em 2019, o Governo do Estado entregou 145 ônibus escolares adaptados, uma renovação de 57% da frota catarinense, sendo 116 veículos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e 29 com recursos próprios do Estado. Os investimentos foram de R$ 27,5 milhões, com mais de 100 municípios contemplados.

R$ 96 milhões em custeio e mais 50% na alíquota para municípios com menor IDH

Para o custeio do transporte e a manutenção dos ônibus, foram repassados R$ 96 milhões do Estado aos municípios. Em dezembro, com a aprovação do Legislativo, a Secretaria de Estado da Educação confirmou o aumento em 50% no valor da alíquota para o transporte escolar nos 50 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado.