censo escolarA segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica inicia nesta segunda-feira, 3, com o preenchimento do Módulo Situação do Aluno, que tem por objetivo coletar as informações de rendimento (aprovado/reprovado) e movimento (transferido/deixou de frequentar/falecido) de todos os alunos da rede pública e privada, que foram declarados em turma de escolarização na primeira etapa de coleta.

A coleta dos dados, que devem ser preenchidos até o dia 20 de março, é obrigatória para todas as unidades de ensino. As informações serão declaradas no Sistema Educacenso, por meio das funcionalidades on-line ou de Migração de Dados, que pode ser utilizada pelas redes de ensino e escolas que possuem sistema próprio de gestão escolar, como é o caso da rede estadual.

Os dados desta etapa são importantes para o cálculo das taxas de rendimento, movimento, abandono e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb (nos anos de sua aplicação), um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) do município e do estado. Essas informações também são fundamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais. A Secretaria de Estado da Educação solicita aos Gestores Escolares para verificarem os prazos estabelecidos neste período de coleta, assim como a veracidade das informações coletadas.

A coleta é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e, em Santa Catarina, a Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica está alocada na Gerência de Avaliação de Desempenho e Estatísticas (GAEBE), pertencente à Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). A coleta também conta com a colaboração das Coordenações Regionais do Censo Escolar, em cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação e do Instituto Estadual de Educação.

Cronograma Situação Aluno 2019 (Conforme a Portaria do Inep nº 249/2019 e Portaria da SED nº 756/2019)
Coleta: 03/02/2020 a 20/03/2020
Retificação: 01/04/2020 a 15/04/2020