III Seminário do BNCC. 103Está aberto até o dia 04 de março de 2020 o processo seletivo para participação no Ciclo de Seminários de elaboração do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Serão oferecidas 250 vagas para professores e gestores efetivos das redes municipais e estadual, distribuídas proporcionalmente para todo o estado.

O período de inscrição iniciou em 04 de fevereiro e a inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, pela internet, na página da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os professores/profissionais de Ensino Médio selecionados irão participar como elaboradores e revisores durante os três seminários, e ainda como multiplicadores e formadores no processo de implantação desses currículos em suas regiões, após o término do Ciclo.

A seleção será realizada pela Comissão Estadual de Mobilização para Implementação da Base Nacional Comum Curricular no Estado de Santa Catarina (BNCC/SC). Serão analisados critérios relacionados à titulação dos profissionais, participação em eventos e publicações.

Os participantes selecionados para os ciclos terão custeadas suas despesas de alimentação, transporte e hospedagem nas datas dos encontros, detalhadas na tabela abaixo. Além disso, eles recebem declaração de comparecimento, com justificativa para o abono relativo aos dias de participação. A carga horária total será de 48 horas presenciais e 52 horas a distância.

Seminários

O Ciclo de Seminários e webconferências busca elaborar o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, tendo como referência o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considerando as propostas curriculares municipais e estaduais de Santa Catarina, de forma a garantir participação equitativa entre as regiões do Estado.

Serão trabalhadas quatro temáticas relacionadas à consolidação do Currículo Base do Ensino Médio: a) Áreas do Conhecimento - Ensino Médio; b) Percurso Formativo; c) Formação Integral; d) Ensino Médio.

A BNCC em Santa Catarina vem, desde 2015, sendo amplamente difundida com a criação da Comissão Executiva Estadual da BNCC e posteriormente o Comitê Executivo, em regime de colaboração, com Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME/SC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Conselho Estadual de Educação (CEE) e União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Em 2019, foi aprovado o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense. Neste ano, dando continuidade ao processo, será finalizado e aprovado o Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio.

Inscrições

Os profissionais interessados em participar podem preencher o formulário disponível neste link. Mais detalhes do processo podem ser consultados no Edital nº 284/2020

04/02/2020 a 04/03/2020

Inscrição de profissional/professor colaborador/elaborador na página da SED