Censo Escolar 2020O período de coleta do Censo Escolar da Educação Básica 2020 começou na quarta-feira, 27, com algumas mudanças causadas por conta da pandemia de Covid-19. Com a suspensão das aulas presenciais, os dados inseridos pelos gestores das escolas públicas e privadas no Sistema Educacenso deve refletir a realidade escolar do dia 11 de março deste ano.

Outra mudança foi a capacitação para fazer a coleta dos dados com as coordenações do Censo Escolar nas regionais de educação. Em vez dos eventos presenciais, restritos em Santa Catarina e diversos outros Estados, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (SED) elaborou um curso on-line que iniciou no dia 25 de maio e encerra em 19 de junho, com participação de todos os coordenadores do Censo Escolar nas regionais.

Serão coletados dados do formulário de Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar em sala de aula. As escolas estaduais de Santa Catarina fazem a coleta pela funcionalidade Migração, que consiste na importação dos dados do Sisgesc diretamente para o Sistema Educacenso.

As informações inseridas no Sistema Educacenso deverão ter como base os documentos administrativos e pedagógicos da unidade de ensino. O gestor escolar é o responsável pela veracidade dos dados declarados, acompanhando todas as fases do processo do Censo e cumprindo os prazos da coleta obrigatória e autodeclaratória feita pela escola.

Estatísticas usadas para definir as Políticas Públicas de Educação

Após a publicação final, os dados irão compor as estatísticas educacionais do Brasil. Dessa forma, servirão de base para o repasse de recursos do governo federal e estadual, assim como o planejamento, implementação e acompanhamento de Políticas Públicas de Educação.

A coleta é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em Santa Catarina, essa função é desempenhada pela Gerência de Avaliação de Desempenho e Estatísticas (DIPE) da SED, com a colaboração dos coordenadores regionais e municipais do Censo Escolar.

O prazo para coleta encerra no dia 21 de agosto e o Sistema Educacenso pode ser acessado neste link. Em caso de dúvidas sobre a coleta dos dados, os gestores escolares podem entrar em contato com a DIPE pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..