Capa 8Devido à pandemia da Covid-19, o prazo para inscrições no Parlamento Jovem está prorrogado até o dia 30 de junho de 2020. Os interessados em participar do programa devem fazer a inscrição por meio de ficha eletrônica disponível no site da Câmara de Deputados. Para atender aos estudantes que, com a suspensão das aulas, não têm acesso à internet banda larga nas escolas, um novo canal exclusivo para inscrições foi aberto via whatsapp: (61) 3216-1867, também acessível no link bit.ly/WhatsApp_PJB_2020.

Veja o Guia do Parlamento Jovem Brasileiro

Podem fazer sua inscrição no programa estudantes, de 16 a 22 anos, regularmente matriculados e frequentando o ensino médio em escolas públicas ou particulares. Os alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio ou do ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), também estão aptos a participar. A inscrição se dá pelo preenchimento do formulário eletrônico e pelo envio de um projeto de lei de sua autoria, juntamente com a cópia do documento de identidade.

Para os alunos que não tem acesso à internet, a ficha de inscrição, a documentação e o projeto de lei devem ser encaminhados pelos Correios, no endereço Rua João Antônio (Nico) Luz, Nº 111 - Secretaria de Estado da Educação, 5º andar, aos cuidados de: Diretoria de Ensino/ Gerência de Ensino Médio e Profissional - Beatriz Naue, coordenadora estadual do programa. A inscrição realizada dessa forma deverá conter os mesmos documentos e ter a data da postagem até o último dia do período de inscrição. Para ter acesso à ficha que deve ser impressa, acesse o site.

Mudanças devido à Covid-19

Assim como as escolas tiveram as aulas suspensas, também a Câmara dos Deputados restringiu o acesso a suas instalações por tempo indeterminado. Então, como forma de zelar pela saúde e integridade dos 27 coordenadores e 78 jovens de todos os estados do país que se reúnem para a realização da Jornada Parlamentar, a etapa presencial, antes prevista para setembro de 2020, será adiada para uma data a ser definida.

Além disso, o Parlamento Jovem Brasileiro vai disponibilizar novos conteúdos pedagógicos em seu site oficial e também em suas redes sociais. Assim, espera reduzir o impacto causado pela ausência da costumeira orientação dos professores aos estudantes nessa etapa. Serão campanhas com o passo-a-passo de como elaborar um projeto de lei, lives e chats para tirar dúvidas, vídeos com ex-participantes explicando como fizeram suas propostas. O Parlamento Jovem também terá novas etapas a distância. Um novo calendário, indicando as datas, está em processo de finalização e deve ser divulgado nas próximas semanas.

O Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa proposto pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR) e realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias de Estado de Educação. O PJB tem por objetivo possibilitar aos jovens estudantes brasileiros a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar durante cinco dias.

Durante o programa, os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Durante o período da Legislatura os alunos deputados têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções, por meio da tramitação das proposições apresentadas por eles no processo seletivo.

Para ficar por dentro das novidades do programa, você pode acessar o Instagram e Facebook do Parlamento Jovem Brasileiro.