TwitterFacebookYoutubeInstagram

Capa 11Professores e gestores de escolas públicas podem inscrever experiências inovadoras de gestão, realizadas durante o período da pandemia, no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 15 de agosto. Em função do atual momento, a coordenação do PGE decidiu reconhecer práticas exitosas das escolas que, durante o período de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a premiação visa reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia, identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar, reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa, além de valorizar a escola que trabalha como equipe,  com corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.

A iniciativa vale para experiências de sucesso nas escolas públicas estaduais e municipais de qualquer etapa da Educação Básica: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Nesta edição, também serão contemplados os esforços de toda equipe escolar, que estará representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento. Para participar, a equipe deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br e escrever o relato da experiência. 

Entre os prêmios previstos para a equipe escolar estão vagas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional, serão oferecidas premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Os detalhes estão descritos no edital.