01 07 Educação faz levantamento de estragos do ciclone para recuperar escolas estaduais 7Técnicos e engenheiros da Gerência de Infraestrutura Escolar e das Coordenadorias Regionais de Educação vinculadas à Secretaria de Estado da Educação começaram a percorrer, nesta quarta-feira, 1º, as escolas estaduais catarinenses afetadas pelo ciclone que provocou estragos por todo o Estado desde a tarde de terça-feira, 30. A Secretaria deve concluir o levantamento incluindo as 36 regiões e, ainda nesta semana, partir para a elaboração do plano de ação para recuperar os danos à infraestrutura das unidades.

Apenas na Grande Florianópolis, desde a ocorrência dos ventos fortes e do temporal, na terça-feira, a coordenadoria regional de Educação registrou estragos em pelo menos 33 escolas. Em Jaraguá do Sul, a regional aponta para prejuízos em 22 escolas. O fenômeno climático, porém, teve impacto em praticamente todas as regiões do Estado.

As principais ocorrências são de danos à rede elétrica, destelhamentos de salas de aula e ginásios, queda de forros, alagamentos, queda de árvores sobre parte dos imóveis e prejuízos com o mobiliário escolar.

“A Secretaria de Estado da Educação está realizando o levantamento de prejuízos, para contar, o mais breve possível, com informações mais precisas sobre as escolas atingidas e estimar o investimento que deve ser aplicado nestas obras”, informou o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.01 07 Educação faz levantamento de estragos do ciclone para recuperar escolas estaduais 6

O dia foi de rescaldo, mas também de atenção, com ventos fortes e instabilidade nos serviços de distribuição de energia, telefonia e internet, registrados em muitas das regiões, o que promoveu alterações nas rotinas de alunos, professores e gestores da rede de ensino, que vêm realizando atividades escolares remotas. As 1.065 escolas da rede estadual de Ensino de Santa Catarina estão sem atividades letivas presenciais desde o dia 19 de março, quando as aulas foram suspensas no combate à contaminação por Coronavírus.