WhatsApp Image 2020 07 17 at 12.55.56A plataforma Vivescer, uma comunidade de troca de experiências criada para o apoio socioemocional de educadores de todo o país, promove uma live com o professor Leandro Karnal, nesta quinta-feira, 23, às 19h. A conversa tem como tema “Por uma vida com sentido para professores” e traz uma reflexão sobre a atuação docente e a vida do profissional da educação, durante o período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do Coronavírus. A live poderá ser acessada a partir do Facebook do Vivescer.

Os educadores com vínculo à Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina têm acesso à plataforma desenvolvida pelo Instituto Península, desde 8 de junho, quando a ferramenta foi lançada. O acesso aos conteúdos, trilhas de aprendizagem e trocas com educadores do país foram possíveis por intermédio de uma parceria entre a SED e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). Desde o início das atividades, 1,1 mil educadores em Santa Catarina aderiram à Vivescer e realizaram as formações.

“A educação em todo o mundo vive um momento que depende de resiliência, persistência e constância de propósito, por parte de governos, gestores, professores e também estudantes. Estamos buscando melhorar a atenção à rede, que sustenta todas as atividades escolares e o vínculo entre o aluno e a escola, enquanto as aulas presenciais não podem ser retomadas”, reflete o secretário Natalino Uggioni.

Saiba como inscrever-se e navegar na Vivescer

Assista ao evento de lançamento da Vivescer em Santa Catarina

Passando por quatro diferentes jornadas, quem acessa a Vivescer pode escolher desenvolver-se nos temas: Emoção, Corpo, Mente e Propósito. São quatro cursos certificados, com 32 horas cada, divididos em quatro temas e com 16 atividades cada. O objetivo das práticas é indicar caminhos para o autoconhecimento, a autocuidado e a mudança de práticas, envolvendo uma rede de suporte.

Vivescer é a justaposição do escritor Guimarães Rosa para “viver” e “ser”, escolhida pelos autores do projeto para representar a jornada integral do educador, com equilíbrio entre corpo, mente e emoções. A plataforma é gratuita e foi desenvolvida por professores de diferentes partes do país, em uma criação colaborativa conduzida pelo Instituto Península. Apesar de não serem obrigatórios, os cursos autoinstrucionais são validados pela SED, para professores de todas as etapas de ensino.

Quatro jornadas para explorar

Emoções

Na jornada das Emoções, os professores serão convidados a conhecer o papel das emoções no ensino e na aprendizagem, aprendendo a regular suas emoções e ajudando seus alunos a desenvolverem sua própria capacidade de autorregulação. Também vão refletir sobre diferentes estilos de aprendizagem e sobre como personalizar o ensino, além de desenvolver estratégias para criar um clima de conexão e abertura que favoreça o aprender e o ensinar. A jornada ainda busca a reflexão sobre como os diferentes sistemas nos quais os profissionais estão inseridos impactam a tarefa docente, aprendendo a trabalhar em redes.

Mente

Na jornada Mente os professores investigarão sua própria experiência cognitiva, entendendo como vieses cognitivos e modelos mentais podem impactar a forma de ensinar. Também navegarão por diferentes estratégias de ensino, entendendo como potencializar a aprendizagem colocando os alunos em uma posição ativa. Por fim, será discutido como as políticas públicas podem influenciam a prática pedagógica (com foco especial para a Base Nacional Comum Curricular).

Corpo

Na jornada Corpo os professores serão convidados a pensar sobre a relação entre corpo emoções, investigando sua experiência somática em busca de equilíbrio e saúde. Também serão revisitadas as estratégias de ensino pensando em como incluir o corpo como uma ferramenta para aprender mais e melhor.

Propósito

Nesta jornada Propósito, os professores serão convidados a pensar sobre o significado que a tarefa docente tem em suas vidas e a relação com o seu propósito de vida. Também será abordada a manutenção de uma prática, profissional e pessoal que guarde coerência com esse propósito, desenvolvendo uma ética profissional que ajude a lidar com os dilemas enfrentados do dia-a-dia. Esse percurso busca ainda pontuar a tarefa docente em uma perspectiva global, refletindo sobre as questões atuais que a Educação precisa endereçar.