ouvidoria 20190524 1218229826A equipe que compõe a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou na última semana um documento com orientações para atendimento ao público no órgão central e Coordenadorias Regionais de Educação. Intitulado “Orientações práticas aos responsáveis pelas ouvidorias da SED/SC”, o manual foi elaborado a partir de um levantamento das manifestações recebidas pela secretaria nos últimos anos.

O documento abrange três áreas: os objetivos da ouvidoria e o papel de promotora da participação cidadã e instrumento de gestão; aspectos relacionados à redação e à necessidade de os textos serem redigidos em linguagem compreensível ao cidadão; os principais decretos, leis, portarias e demais orientações que regulamentam a Ouvidoria e a proteção de dados.

O manual teve como base as diretrizes da Ouvidoria-Geral do Estado, sendo editado pela equipe da SED com situações hipotéticas relacionadas à Educação. O objetivo é orientar sobre a melhor forma de prestar o atendimento e mostrar exemplos de como devem ser as respostas de solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos ao cotidiano educacional.

Além de propor alguns padrões para as respostas, o documento ainda detalha prazos e fluxos de trabalho que devem ser feitos entre a Ouvidoria-Geral do Estado, a Ouvidoria da SED e os representantes da Ouvidoria nas Coordenadorias Regionais de Educação. O objetivo é que o manual possa receber contribuições e seja aperfeiçoado com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado à comunidade escolar.