TwitterFacebookYoutubeInstagram

reunião séc COEO secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, participou de uma reunião virtual do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (MEC) na manhã desta sexta-feira, 31. Ele esteve no encontro representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) ao lado do secretário Getúlio Ferreira, secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Norte.

A pauta da reunião incluiu as ações realizadas em Santa Catarina durante a pandemia e o planejamento de retorno às aulas presenciais. Uggioni apresentou as diretrizes elaboradas em conjunto por 15 entidades entidades catarinenses e o Plano Estadual de Contingência para a Educação. Os documentos foram disponibilizados à sociedade na terça-feira e nortearão as ações de retomada das aulas presenciais, quando houver condições sanitárias para o retorno seguro.

O secretário catarinense apresentou na reunião que o trabalho em andamento tem como objetivo definir as orientações gerais para que seja possível planejar com a devida antecedência a compra dos equipamentos de segurança necessários, a capacitação dos profissionais nas escolas e a criação dos protocolos de cada município e unidade de ensino, considerando as especificidades da comunidade.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar o trabalho que estamos fazendo em Santa Catarina e receber retornos positivos na reunião sobre a qualidade do material e a forma como estamos antecipando o planejamento. Penso que por meio do comitê nós poderemos levar as sugestões e demandas de Santa Catarina para ajudarmos a melhorar cada vez mais e educação do nosso Estado e do país”, ressaltou Uggioni.

Demais pautas da reunião

O comitê também debateu outros assuntos, como a educação profissional. Nesse ponto, Uggioni destacou a importância de preparar os estudantes ainda no Ensino Médio para que tenham a oportunidade de entrar no mundo do trabalho, caso seja a opção do aluno.

Outros temas que estiveram na pauta foram as ações do MEC em andamento relacionadas à Secretaria de Educação Superior (Sesu), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Sistema Educacional Brasileiro (SEB) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Além dos representantes do Consed, a reunião ainda teve a participação de Luís Roberto Curi (conselheiro do Conselho Nacional de Educação), Ariosto Antunes Culau (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC), Luiz Miguel Martins Garcia (presidente nacional da Undime) e Maria Fernanda Bittencourt (chefe de gabinete da secretaria-executiva do MEC).