TwitterFacebookYoutubeInstagram

Capa Site SED 2A segunda semana de agosto contará com uma ampla programação de lives para alunos e professores catarinenses. Seis transmissões ao vivo serão realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e instituições parceiras. 

 

 

webinar 7 Fritz MullerA agenda inicia na terça-feira, 11, às 14h, com a formação do Projeto Fritz Müller 200 Anos, que terá a sétima transmissão ao vivo a partir das 14h. Professores da rede estadual, municipal e de universidades podem participar da webinar, que tratará do tema “O legado de Fritz Müller como proposta no desenvolvimento integral, com Maria da Glória Weissheimer e Dolores Tomazelli. A live pode ser acessada aqui. 

O projeto consiste em um ciclo de comemorações artísticas, culturais, científicas e educativas pelos 200 anos de nascimento de Fritz Müller, imigrante alemão estabelecido em Blumenau, naturalista e biólogo. Devido às restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, foi realizada uma adequação do projeto original. Desse modo, o Seminário original foi distribuído em seis webinars temáticos e uma Oficina de Formação de Multiplicadores. Professores interessados em participar podem acessar mais detalhes aqui.

Live sobre Matemática, para estudantes

live Dagoberto 11 08Ainda na terça-feira, 11, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio contarão com uma transmissão sobre “Matemática e suas tecnologias”, com o professor da rede estadual de SC, Dagoberto Cipriano Filho. Durante a live, que inicia às 15h, o profissional vai abordar técnicas para cálculo (dicas e macetes), interpretação e resolução de questões e dicas para o ENEM. A live pode ser acessada aqui. 

Dagoberto é professor efetivo de Matemática na rede estadual de ensino desde 2014, trabalhando como professor orientador do Laboratório de Matemática na E.E.B. Maria Rita Flor, em Bombinhas/SC. É formado em Matemática pela PUC-RS com especializações em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física, Gestão Escolar e Educação em Tempo Integral. Atua também como professor de Matemática, Física e Raciocínio Lógico em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares em Santa Catarina. Desde 2015 comanda o canal Matemática & Cia, no YouTube, atuando também como produtor de materiais e especialista no site Passei Direto, a maior rede online de estudantes do país.

Webinar sobre Emoções, para professores

vivescer 11 08Ainda na próxima terça-feira (11/08), às 16h, os professores inscritos na plataforma Vivescer terão seu primeiro webinar de formação sobre o tema “Emoções”. A transmissão será pela página da Vivescer no Facebook.

A plataforma 100% gratuita, foi desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa pilotado pelo Instituto Península. A iniciativa é um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas. Na plataforma estão disponíveis quatro cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.

Live de lançamento do Programa MindLab em Família

Gestores de Ensino Fundamental e professores interessados podem participar da live de lançamento do Programa “MindLab em Família”, resultado de uma parceria celebrada entre a SED e a Mind Lab Edtech, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras. A transmissão ocorrerá no canal do Youtube da SED, no dia 13, às 14h.

A SED assinou um termo de doação com a Mind Lab para ofertar o Programa a alunos e professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O programa cedido pela empresa para uso na rede estadual estará disponível a partir do site da SED, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias durante o período de atividades remotas, devido ao novo Coronavírus.
O programa tem relação com os Temas Contemporâneos e Transversais do Currículo Base do Território Catarinense (2019) e oferece formação e desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e crítico aos estudantes de Santa Catarina.

Webinar sobre Novo Ensino Médio

thumb 13 08 2020 NEM v2 2Professores e gestores das Escolas Piloto do Novo Ensino Médio (NEM) em Santa Catarina participam na quinta-feira, 13, de uma webinar com a equipe da SED e do Instituto Iungo. O objeto do encontro virtual é apresentar a concepção pedagógica e o processo de formação para a elaboração do portfólio dos Componentes Curriculares Eletivos do NEM. A reunião acontece das 14h às 15h30 e será mediada por Sirley Damian de Medeiros, Letícia Vieira (ambas da SED) e pela consultora pedagógica do Instituto Iungo, Renata Lazzarini Monaco. O acesso se dá por este link.

 

Autogestão é tema de live do Instituto Ayrton Senna

Autogestão IASAinda na quinta-feira, 13, às 16h, acontece a live “Autogestão: Foco e determinação para atingir objetivos na Educação”. A iniciativa é uma realização do Instituto Ayrton Senna com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A transmissão ao vivo será realizada pelo Facebook do Instituto Ayrton Senna.