Inscrição Prêmio Gestão Escolar 2020Professores e gestores de escolas públicas têm até sábado, dia 15, para inscrever experiências inovadoras, realizadas durante o período da pandemia, no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. As inscrições estão abertas para todo o país desde junho e o Estado já contabiliza 84 cases participantes, 32 deles de escolas da rede estadual. Em função do atual momento, a coordenação do PGE decidiu reconhecer práticas exitosas das escolas que, durante o período de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia. Acompanhe abaixo o cronograma completo.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a premiação visa reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia, identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar, reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa, além de valorizar a escola que trabalha como equipe, com corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.

inscritos PGE 2020O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, reforça que uma boa gestão escolar é determinante para o sucesso da qualidade da educação oferecida aos estudantes. “O prêmio é uma prática motivadora para que possamos melhorar o processo de gestão das nossas escolas a cada ciclo. Ao contemplar o professor, o prêmio se torna ainda mais relevante. A SED incentiva seus profissionais a se inscreverem, para que as boas práticas sejam reconhecidas e, mais do que isso, para que possam ser reproduzidas em outras unidades de ensino”, destaca.

Relato de experiência integra participação

A iniciativa vale para experiências de sucesso nas escolas públicas estaduais e municipais de qualquer etapa da Educação Básica: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Nesta edição, também serão contemplados os esforços de toda equipe escolar, que estará representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento. Para participar, a equipe deve preencher o cadastro da escola no site e escrever o relato da experiência.

Entre os prêmios previstos para a equipe escolar estão vagas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional, serão oferecidas premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Os detalhes estão descritos no edital.

Etapas e comitês:

- Primeira Etapa
- Seleção de 81 escolas (3 por estado)
- Seleção de 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais

- Segunda Etapa
- Seleção das 5 escolas, uma por região de Referência Regional pelo Comitê Nacional

- Terceira Etapa
- Seleção da escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional

Premiação:

- A escola “Referência Nacional” será premiada com R$ 30.000,00
- As cinco escolas de “Referência Regional”: R$ 10.000,00
- As 27 escolas de “Referência Estadual” receberão: R$ 5.000,00

Outras Premiações:

- A escola “Referência Nacional” e as quatro “Referências Regionais” terão direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, em 2021.
- A equipe escolar de cada uma das 81 escolas selecionadas pelos estados terão direito a 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância, em 2021, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp.

Cronograma:

16/06 a 15/08/2020 - Período de inscrições, exclusivamente online
15/08 a 30/08/2020 - Constituição dos Comitês Estaduais de Avaliação e Reunião Técnica com os coordenadores
01/09 a 30/09/2020 - Avaliação das inscrições pelos Comitês e seleção das 81 escolas indicadas pelo Estado e Distrito Federal
01/10 a 15/10/2020 - Avaliação do Comitê Estadual que seleciona 27 escolas “Referência Estadual”
15/10 a 30/10/2020 - Avaliação do Comitê Nacional e seleção das cinco escolas finalistas “Referência Regional”
30/10/2020 - Divulgação das cinco escolas finalistas
01/11 a 20/11/2020 - Visita Técnica às cinco escolas finalistas - validação e produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do PGE
10/12/2020 - Realização da Cerimônia de Premiação com anúncio da escola “Referência Brasil”