TwitterFacebookYoutubeInstagram

Aluna SuyaniPara estimular o protagonismo dos estudantes do Ensino Médio, o professor Cleber Betcher, da EEB Manoel Gomes Baltazar, em Maracajá, no Sul do Estado, organizou uma Feira de Ciências virtual. A iniciativa acontece todos os anos, mas em 2020 teve que sofrer adaptações em função do isolamento social em função da pandemia de Coronavírus.

Aluno GabrielForam produzidos pelos alunos cerca de 70 vídeos com experimentos de tema livre, que estão publicados no canal do YouTube do professor, para que a comunidade escolar acompanhe o resultado desse processo. Os alunos realizaram experimentos sobre condutividade elétrica, dilatação térmica, hidrostática, associação de resistores, dinâmica e estática, entre outros conceitos das duas disciplinas.

O professor de Química e Física relata que trabalhou a importância da pesquisa científica na vida acadêmica e do protagonismo dos estudantes, mesmo em época de pandemia: “Venho mostrando como é importante um estudante ser sempre o protagonista de sua própria formação acadêmica, social e pessoal. Isso vem se refletindo em suas produções e no seu sentimento de pertencimento. Os estudantes se sentem pertencentes ao processo escolar quando podem mostrar o que aprenderam”, finaliza.