TwitterFacebookYoutubeInstagram

11 09 Prêmio Honestidade SIGAs inscrições para o ‘Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Catarina’ encerram-se nesta segunda-feira, dia 14. Neste ano, a segunda edição do concurso vai reconhecer o desenho mais criativo, com o tema, “Como praticar a honestidade?” O evento de premiação será totalmente on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Para o professor de Artes Ênio Hudson de Souza, da E.E.B. Santos Dumont, de Blumenau, é importante estimular os alunos e seus familiares para que façam uma interpretação sobre a vida através da arte, que saiam da zona de conforto e consigam demonstrar suas emoções e percepções. “É a mesma coisa com a honestidade, pode-se usar uma leitura interpretativa da palavra, a partir de imagens, para que o aluno e a família possam pensar a respeito do tema”.

O professor, que já convidou seus alunos a se inscreverem no concurso, ainda refletiu que um tema amplo como a honestidade é capaz de fazer com que as crianças possam se espelhar em motivos ao redor delas e interpretar situações para a criação de desenhos e textos.

O Prêmio ‘Honestidade nas Escolas Públicas Estaduais de Santa Catarina’ é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de SC e a Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), e teve a sua primeira edição no ano passado, com o Prêmio SIG Kids.

Coloque seu desenho no papel

O desenho a ser inscrito deverá contemplar algumas regras, como ter a temática honestidade, responder a pergunta ‘Como praticar a Honestidade?’; ser original e elaborado por um aluno; e ser apresentado em uma folha de papel sulfite branca A4. Para se inscrever e saber mais sobre o concurso, clique aqui.

Na primeira etapa, cada escola deverá escolher os quatro melhores desenhos, um de cada ano (1º ao 4º ano). Em seguida, a comissão julgadora estadual vai selecionar os quatro vencedores, com base em critérios como: pertinência ao tema, criatividade, harmonia e composição artística, entre outros.