TwitterFacebookYoutubeInstagram

Educacao fisica pandemia rede estadual scEm meio à pandemia do coronavírus, com a suspensão de aulas presenciais no Estado, professores de Educação Física precisaram encontrar uma forma de se reinventar para manter a atenção de seus alunos. E a solução encontrada foi trocando experiências via internet.

Com início no dia 11 de agosto e término previsto para o dia 30 de setembro, o Curso de Formação Continuada tem o intuito de repensar as práticas esportivas do currículo escolar e fazer com que os professores de Educação Física, nas salas de aula ou no ensino remoto, desenvolvam e apliquem os conhecimentos adquiridos. Ao todo, são 9 lives sobre diferentes modalidades esportivas, com uma carga horária total de 20h.

Professores aproveitam o curso para inovar

Márcia Koshinski dos Santos, professora de Educação Física na EEB Alfredo Zimmermann, em Guaramirim, entende que o projeto está ajudando os docentes a lidar com o momento de pandemia. Inclusive já utilizou com seus alunos alguns conteúdos aprendidos nas lives, como, por exemplo, a reutilização de sacolas plásticas para dinâmicas de vôlei, e o acesso a sites de xadrez para que os estudantes possam jogar entre si.

Em Blumenau, o professor Marciel Sidnei Knoth comenta que, mesmo com 16 anos de experiência, sempre há algo a mais para aprender, afinal “conhecimento sempre ajuda.” Para ele, o curso fará com que os educadores pensem em mais formas de ensinar, que, às vezes, no dia a dia, podem passar despercebidas.

A educadora Pricila Carolina Doege, da EEF Gustavo Barroso, em Indaial, reflete sobre as dificuldades de ensinar Educação Física de forma diferenciada durante a pandemia. “Repassar ‘conteúdos’, ‘objetivos’ e ‘habilidades’ tornou-se um desafio. Através do curso, tive novas ideias de como interagir e ministrar práticas, (...) podendo, assim, atingir os alunos de uma forma diferenciada.”

Desde o início da pandemia, a professora Pricila vem postando vídeos no YouTube para explicar as atividades e passar conteúdos. Esta foi a forma que encontrou para manter o vínculo com seus alunos dos anos iniciais, e o curso está sendo mais um diferencial que ela pode aplicar em seus vídeos interativos.

Multimedalhista Hugo Hoyama parabeniza iniciativa e faz chamado aos professores

O mesatenista Hugo Hoyama, atleta com mais medalhas de ouro nessa modalidade em Jogos Pan-Americanos e que representou o Brasil em seis edições dos Jogos Olímpicos, gravou um vídeo para os professores da rede estadual. O atleta destacou que Santa Catarina é uma região muito importante para o esporte brasileiro e chamou os docentes a participarem da live desta quinta-feira, 17, que aborda o tênis de mesa

"Queria parabenizar as Coordenadorias de Educação pela iniciativa de capacitar os profissionais de Educação Física nesse momento de pandemia. Vocês têm a oportunidade de acompanhar a live com o professor Fabiano Gioppo, do tênis de mesa, que com certeza vai passar muitas dicas importantes desse esporte", destacou o atleta.

Lives estão disponíveis no YouTube

As lives acontecem no canal do Youtube Esporte Jaraguá do Sul, e quem não puder acompanhá-las no horário de transmissão, pode recorrer às gravações. Para acesso a certificado, os professores devem preencher o formulário de presença no link disponível na descrição de cada vídeo.

O curso é organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Sua abrangência alcança cerca de 200 profissionais de escolas estaduais das coordenadorias de Jaraguá do Sul, Blumenau e Timbó.