café literárioO isolamento social não foi motivo para que a equipe da E.E.B Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, deixasse de promover o 7º “Café Literário”. O evento era realizado todo ano para apresentar os livros do vestibular para os alunos do Ensino Médio desta e outras escolas da Regional de Itapiranga, no Extremo-Oeste do Estado. Em 2020, a edição exigiu algumas adaptações da comunidade escolar e acabou resultando em um jornal literário online, que foi produzido pelos alunos e está disponível neste site.

11 turmas do Ensino Médio participaram do projeto, produzindo uma diversidade de conteúdos sobre livros do vestibular da UFSC e do sistema Acafe (veja abaixo a lista). A professora de Educação Física Roseméri Renz Simon explica que o projeto buscou diversas formas de o aluno interagir com o conteúdo: “Estimulamos o protagonismo dos estudantes e buscamos contemplar todas as habilidades: escrita, leitura, oralidade, desenho, interpretação, entre outras”.

Morte e vida SeverinaDessa forma, além da leitura dos livros indicados, cada turma foi responsável por criar diferentes textos jornalísticos, paródias e anúncios sobre as obras em foco. Em cerca de 45 dias foram organizadas várias reuniões virtuais com as turmas e os 12 professores envolvidos. A professora de língua portuguesa Simone Spiess relata que o engajamento de todos foi fundamental para o sucesso do projeto em tempos de isolamento: “Em anos anteriores fazíamos a leitura do livro em conjunto, a produção do roteiro e depois apresentação da obra à comunidade. Esse ano cada um leu individualmente e preparamos aulas no Youtube e Google Meet para reforçar as obras estudadas. Foi um grande desafio para adaptação, tanto para nós quanto para os alunos, mas o resultado foi extremamente gratificante. Cada aluno pôde colocar sua habilidade em destaque”.

Os vídeos sobre as quatro obras do vestibular consideradas mais complexas foram publicados pela professora no Youtube e podem ser acessados aqui (Ânsia Eterna, Boca do Inferno, Cemitério dos Vivos e Fazenda Modelo).

Livros do vestibular apresentados no Café Literário (Disponível para acesso neste site)

O Lobo Voltou
A Pequena Julieta
Melhores Poemas
Primeiro Fausto
Romanceiro da Inconfidência
Morte e Vida Severina
Ânsia Eterna
Fazenda Modelo
O cemitério dos Vivos
Boca do Inferno
Um esqueleto

A série #EnsinoEmSC tem como objetivo apresentar iniciativas de professores e gestores nas escolas da rede estadual de Santa Catarina. As ações serão apresentadas nas mídias sociais pela página @educacaosc e uma vez por semana no site da Secretaria de Estado da Educação. Estimule as iniciativas na sua escola e participe publicando as ações nas mídias sociais com a hashtag #EnsinoEmSC!