A- A A+

Educação de Jovens e Adultos

“A Educação de jovens e adultos é destinada àqueles que não tiveram direito ao acesso ou…

Educação Especial

De acordo com a Política de Educação Especial do Estado de SC, a Educação Especial é uma modalidade…

Educação Infantil

Esta é a primeira etapa da educação básica e tem com o finalidade o desenvolvimento integral da…

Educação Profissional

A Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), alterada pela Lei nº…

Educação Superior

Na Educação Superior, o Estado de Santa Catarina é o mantenedor da Universidade do Estado de Santa…

Endereço dos CEJAs

ARARANGUÁRua: Sete de Setembro, 1917 - Ed. Sete de Setembro – Centro CEP:…

Ensino Fundamental

Santa Catarina implantou o Ensino Fundamental com duração de nove anos em 2007, via decreto…

Ensino Médio

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96) confere ao Ensino Médio o…

eja“A Educação de jovens e adultos é destinada àqueles que não tiveram direito ao acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. (Art.37, LDB Lei nº 9.394/96).

No Estado de Santa Catarina a oferta de Educação Básica aos jovens e adultos é realizada pelos 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), através de ensino presencial por disciplinas. Clique e acesse Endereço dos CEJAs

O atendimento pelos CEJA é realizado em todas as regiões do Estado possibilitando que os alunos tenham acesso a EJA nos municípios através de Unidades Descentralizadas (UDs).

A idade mínima para ingresso na EJA é 15 (quinze) anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio,conforme as Resoluções nº 3/2010/CEB/CNE e nº 074/2010/CEE/SC.

O Programa de Educação em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade é desenvolvido por intermédio dos CEJAs, atende aos jovens e adultos internos de estabelecimentos prisionais, socioeducativos e centros terapêuticos do estado de Santa Catarina e tem como objetivo a oferta de Educação Básica na perspectiva do direito à educação com base na LDB 9.394/1996, no ECA 8.069/1990 e conforme estabelece a Resolução Nº 3 do CNE/2010 e a Resolução nº 110 do CEE/2012. São oferecidos cursos presenciais e avaliação no processo, nos níveis de Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, para que os adolescentes, jovens e adultos inseridos no programa, possam iniciar continuar ou concluir o processo de escolaridade básica.

Além da Educação Básica ofertada pelos CEJA, há o Programa Brasil Alfabetizado, que é uma parceria mantida, desde 2004, entre a Secretaria de Estado da Educação e o MEC/FNDE, com o objetivo de contribuir para superar o analfabetismo no Estado, universalizando a alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida. O Programa esta regulamentado pela Resolução/CD/FNDE/MEC nº 8, de 24 de setembro de 2015.

MATRIZ CURRICULAR EJA - Clique aqui

LEGISLAÇÃO - Clique aqui


Mais informações:

Gerência de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais (GEMPE) vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual (DIGR)
Telefone: (48) 3664-0082
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito