A- A A+

Avaliação Educacional

As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem Na prática…

Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito…

Indicadores Educacionais

A utilização de indicadores tem sido reconhecida como fundamental para o monitoramento de…

Informações Educacionais

Com o objetivo de atender às necessidades dos setores das Secretarias de Estado da Educação e…

censo escolarO Censo Escolar da Educação Básica é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com a colaboração das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas. Estas informações são armazenadas no banco de dados do Sistema Educacenso.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange suas diferentes etapas e modalidades de ensino: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação profissional e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, docentes, movimento (alunos transferidos, falecidos e que deixaram de frequentar) e rendimento (aprovação e reprovação) do aluno.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com as outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Hoje, o banco de dados do Sistema Educacenso possui informações de alunos e docentes vinculados as escolas de todo o Estado de Santa Catarina, tanto na rede pública quanto da privada.

A coleta de dado é executada em duas etapas:

Matrícula inicial: coleta dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, tendo como referência a última quarta-feira do mês de maio.

Situação do Aluno: coleta informações de rendimento (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido), dos alunos vinculados na Matrícula Inicial.

Censo Escolar 2017

Neste ano, a coleta de dados do Censo Escolar terá como referência o dia 31/05, com a coleta iniciando na mesma data e encerrando em 31/07. Durante esse período, serão coletados dados detalhados e individualizados de escolas públicas e privadas, bem com turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Os dados serão inseridos no Sistema Educacenso, através de preenchimento online ou via ferramenta de Migração de Dados. Essa segunda opção é utilizada pelas escolas que possuem sistema próprio de gestão, possibilitando a migração dos dados diretamente para o banco do Inep, como é o caso das escolas estaduais que migrarão seus dados a partir do SISGESC.

Além de aperfeiçoar o trabalho de escolas e servir como base de dados para gestores da educação estadual, o processo de migração para o Educacenso vai servir para melhor situar o estado em uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro.

Além dos diretores e equipes escolares, que são os responsáveis por garantir a fidedignidade das informações, o processo de coleta e migração de dados envolve membros de várias diretorias da Secretaria de Estado da Educação (SED), das Gerências Regionais de Educação, e Coordenadoria da Grande Florianópolis e Instituto Estadual de Educação, além de contar com o apoio institucional e operacional do INEP.

Para mais informações quanto ao cronograma do Censo Escolar 2017, verificar as portarias abaixo indicadas:

Portaria SED nº 1104, de 08 de maio de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado de 11/05/2017. Estabelece os procedimentos, datas e responsáveis para a execução do processo de migração de dados do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina - SISGESC, para o Sistema Educacenso.

Portaria SED nº 1106, de 08 de maio de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado de 11/05/2017. Estabelece os procedimentos, datas e responsáveis para a execução das duas etapas do Censo Escolar da Educação Básica 2017, em Santa Catarina, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Endereço de coleta para o Censo Escolar: www.educacenso.inep.gov.br

Consultas:


Mais informações:
Gerência de Avaliação da Educação Básica e Estatística Educacional vinculada à Diretoria de Políticas e Planejamento Educacionais
Telefone: (48) 3664 0071
Emails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Solicitações de Dados e Informações Estatísticas Educacionais do Estado de Santa Catarina

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito