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Avaliação Educacional

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pencil 1112242 180As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem

Na prática educativa o processo avaliativo é um importante subsídio às políticas educacionais e à retomada do ensino e da aprendizagem, na medida em que fornece informações sobre os estudantes, professores e escolas, atuando, assim, como respaldo na construção de Projetos Políticos Pedagógicos, na certificação e na seleção.

As avaliações em larga escala são externas às instituições escolares avaliadas e abrangem todo o sistema de ensino, ou seja, todas as escolas deste sistema que atendam aos requisitos mínimos de participação. São planejadas e executadas por agentes externos às escolas.  No Brasil, o INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela execução das principais avaliações em larga escala.

 Na maioria das vezes, o foco dessas avaliações é a aprendizagem dos estudantes com a finalidade de fornecerem resultados genéricos para os sistemas de ensino. A partir dos aspectos avaliados, estes resultados possibilitam a compreensão do funcionamento da educação no conjunto do sistema.

 Devido a parâmetros metodológicos consolidados, os resultados de tais avaliações podem ser comparados entre as regiões, estados, municípios, escolas, zonas urbana ou rural, mantenedoras públicas ou privadas, etapas de ensino, etc.

Estas avaliações são produzidas para a prestação de contas à sociedade, assim como para orientação de políticas públicas educacionais e planos de ação. Além disso, seus resultados podem ser utilizados pela escola na sua avaliação institucional e pelos educadores na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, contudo, elas não invalidam ou eliminam outras formas de avaliar produzidas no âmbito escolar.

No Brasil, as avaliações em larga escala, com foco na educação básica, se desenvolvem no âmbito federal, estadual e municipal. As principais avaliações nacionais em larga escala são:

1. Sistema de Avaliação da Educação Básica
    -- Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) -
       - Boletim 2014
       - Escala de Proeficiência - 2014
       - Resultado Geral de SC (painel educacional - 2014)
       - ANA 2016
    -- Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e
    -- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) - Prova Brasil
       - Plataforma Devolutivas Pedagógicas

2. Provinha Brasil -   
   -- Uso Pedagógico dos Resultados da Provinha Brasil -
 
  O presente material é um resumo das orientações do INEP 2016 sobre o uso dos resultados pedagógicos da Provinha Brasil ( Caderno de Interpretação dos Resultados da Provinha Brasil - 2014.

3. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)
   
-- Acesse   

4. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
    -  Planilhas ENEM - Escolas - 2015

5. PISA

- Resultado do PISA 2015

6. 1º Caderno: As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo ensino aprendizagem
    - Acesse

7. 2º Caderno: as Avaliações de Educação Básica de todas as Gerências Regionais de Educação
    - Acesse

Neste Espaço estaremos disponibilizando informações referentes a estas avaliações e seus resultados para, além de esclarecer a sociedade civil, subsidiar gestores locais no acompanhamento e monitoramento da qualidade da educação ofertada pelas escolas, nos municípios e  regionais de educação.

Texto extraído do documento:
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Avaliação: As avaliações de larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem. Florianópolis: SED, 2014.

Mais informações
Gerência de Avaliação da Educação Básica e  Estatística Educacional vinculada a Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional
Telefone: (48) 366400071
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
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