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pencil 1112242 180As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem

Na prática educativa o processo avaliativo é um importante subsídio às políticas educacionais e à retomada do ensino e da aprendizagem, na medida em que fornece informações sobre os estudantes, professores e escolas, atuando, assim, como respaldo na construção de Projetos Políticos Pedagógicos, na certificação e na seleção.

As avaliações em larga escala são externas às instituições escolares avaliadas e abrangem todo o sistema de ensino, ou seja, todas as escolas deste sistema que atendam aos requisitos mínimos de participação. São planejadas e executadas por agentes externos às escolas.  No Brasil, o INEP, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela execução das principais avaliações em larga escala.

 Na maioria das vezes, o foco dessas avaliações é a aprendizagem dos estudantes com a finalidade de fornecerem resultados genéricos para os sistemas de ensino. A partir dos aspectos avaliados, estes resultados possibilitam a compreensão do funcionamento da educação no conjunto do sistema.

 Devido a parâmetros metodológicos consolidados, os resultados de tais avaliações podem ser comparados entre as regiões, estados, municípios, escolas, zonas urbana ou rural, mantenedoras públicas ou privadas, etapas de ensino, etc.

Estas avaliações são produzidas para a prestação de contas à sociedade, assim como para orientação de políticas públicas educacionais e planos de ação. Além disso, seus resultados podem ser utilizados pela escola na sua avaliação institucional e pelos educadores na avaliação do processo de ensino e aprendizagem, contudo, elas não invalidam ou eliminam outras formas de avaliar produzidas no âmbito escolar.

No Brasil, as avaliações em larga escala, com foco na educação básica, se desenvolvem no âmbito federal, estadual e municipal. As principais avaliações nacionais em larga escala, exames nacionais e avaliações internacionais são:

1. AVALIAÇÃO ESTADUAL

Avaliação do Ensino Médio - Esta avaliação tem a finalidade de realizar um diagnóstico do Ensino Médio de Santa Catarina, fornecendo indicativos sobre a qualidade do ensino ofertado, visando subsidiar a (re)formulação de políticas públicas estaduais com vistas à melhoria da qualidade, da equidade e da eficiência do ensino.


2. AVALIAÇÕES NACIONAIS - SAEB

Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) -  Coordenada pelo INEP, é realizada com alunos do 3º Ano (Séries Iniciais do Ensino Fundamental) nas Escolas Públicas de forma Censitária.
Acesse:

Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) - Coordenada pelo INEP, é realizada com alunos dos 5º, 9º anos (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental) e 3ª Série do Ensino Médio. É uma prova amostral para as Escolas Particulares.
Mais informações e o resultado 2015 acesse:

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) - Prova Brasil - Coordenada pelo INEP, é realizada com alunos dos 5º, 9º anos (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental) e 3ª Série do Ensino Médio, de forma Censitária para as Escolas Públicas.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - Reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações
Acesse:


3. ENADE

"O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)."


4. EXAMES NACIONAIS

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - Avalia o desempenho dos estudantes concluintes do 3ª Série do Ensino Médio, e seus resultados podem contribuir para o aluno acessar a Educação Superior.

Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ENCCEJA -  A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.


5. AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA - No Brasil, a coordenação do Pisa é responsabilidade do Inep;  é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos. O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico

Estudos Regionais Comparativos - Coordenado pelo INEP, uma avaliação desenvolvida pelo laboratório Latino Americano – LLECE – acontece de 7 em 7 anos.


6. BIBLIOTECA
    --
1º Caderno: As avaliações em larga escala e suas contribuições ao processo ensino aprendizagem
        - Acesse (1.87 MB)

     -- 2º Caderno: as Avaliações de Educação Básica de todas as Gerências Regionais de Educação
         - Acesse

 

Mais informações
Gerência de Avaliação da Educação Básica e  Estatística Educacional vinculada a Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional
Telefone: (48) 3664-0104
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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