21150a92 3a77 463c 92c1 082c90efdb67

É o reconhecimento da conclusão de estudos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Profissional de Nível Médio, realizados no exterior.

Documentos necessários para montagem do processo
O requerente deverá encaminhar-se à Secretaria de Estado da Educação (SED) ou a Gerência Regional de Educação (GERED) mais próxima, portando originais e cópias simples dos seguintes documentos:

• RG e CPF;
  • requerimento ( ver modelo (48 KB) ) contendo dados pessoais e fone para contato;
  • diploma e/ou certificado;
  • histórico(s) escolar(es) brasileiro e/ou estrangeiro, com todas as disciplinas cursadas, respectivas cargas horárias, rendimento escolar e resultado final de avaliação;
  • carimbo consular ou "Apostille" (Convenção de Haia);
  • tradução oficial (os documentos redigidos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução juramentada. (ver relação de tradutores).
  • cédula de identidade de estrangeiro, na falta desta, o protocolo de registro no Departamento da Polícia Federal (Art. 48, da Lei Federal nº 6815/80).
  • procuração para fins de Abertura/Retirada de documentos (ver modelo).
    OBS: em caso de solicitação por terceiros, a procuração deverá ser assinada pelo titular

Requisitos documentais:
O histórico escolar oriundo do exterior deverá conter os seguintes dados:

• Identificação do estabelecimento;
  • A série ou séries cursadas no estabelecimento;
  • O aproveitamento relativo ao ano ou período letivo em cada componente curricular;
  • Carga horária de cada componente curricular;
  • Declaração explícita de aprovação nas séries cursadas;
  • Síntese do sistema de avaliação do rendimento escolar;
  • Carimbo Consular ou "Apostille" (Convenção de Haia).

Local  de Abertura do Protocolo do Processo de  Equivalência ou Revalidação :
Gerência Regional de Educação (GERED), Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis (CRGF)  ou na Secretaria de Estado da Educação (SED).

Obs.: 1 Para imigrantes gerais:
Em caso de solicitação por terceiros, anexar a Procuração assinada pelo titular para fins de Abertura/Retirada de documentos.

Obs.:2 Para Refugiados:
Fica dispensada a tradução e a autenticação em Consulado Brasileiro ou Apostille de Haia,  documentos de Refugiados ( Haiti e Venezuela), conforme Informação Jurídica nº 389/2018, autos do Processo SED nº 10204/2018.

Obs.: 3 Para imigrantes do MERCOSUL:
Dispensada a autenticação dos documentos  por força de acordo firmado em 16 de outubro de 2003 e publicado no D.O.U., de 23 de abril de 2004, na Seção 1, págs. 82 e 83.

Homologação de Matrícula (transferência nas séries intermediárias)
É a passagem de alunos de escola do exterior para o Brasil, em  série ou grau de escolaridade correspondente aos do Sistema Brasileiro de Ensino. Deve ser realizada diretamente na Unidade Escolar.

Mais informações:
Gerência de Supervisão da Educação Básica e Profissional do Sistema Estadual de Ensino vinculada à Diretoria de Políticas e Planejamento Educacionais
Telefone: (48) 3664 0194