estagioEsta é a chance que o estudante tem de complementar o que aprende em sala de aula com uma atividade no mercado de trabalho. Não é simplesmente trabalhar: as atividades precisam complementar o que ele aprende. Com o estágio não obrigatório,o estudante vai ganhar experiência profissional, conhecer melhor como funciona uma empresa, ter uma noção mais clara de qual profissão quer seguir e ainda vai receber por isso.

Para participar do Estágio Não Obrigatório, é preciso:
-Ter 16 anos de idade completos;
- Estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada de Santa Catarina, cursando o ensino médio regular, um curso de educação profissional, tecnológico ou de graduação;
- Ter frequência comprovada.

Procure o Orientador de Estágio da escola e faça o cadastro. Se você tiver entre 16 e 18 anos, precisará de autorização dos pais ou responsável. Assim que o cadastro estiver pronto, o Orientador vai buscar alguma vaga para estágio e encaminhar você para entrevista. Se você for aprovado, seu estágio está prestes a começar.

O estudante pode fazer o estágio em qualquer empresa que estiver cadastrada na Gerência Regional. O contato entre o estudante e a empresa é feito pelo Orientador de Estágio - um funcionário da escola encarregado de cuidar do estágio - e às vezes existe um Agente Integrador - uma empresa especializada em encontrar estágios para os estudantes.

Quando estiver fazendo o estágio, o estudante deverá ser responsável e profissional como qualquer trabalhador: deverá ser pontual ao trabalho, não faltar e cumprir suas atividades da melhor forma possível. Ele será avaliado pela empresa e pela escola por isso.

O estagiário também vai avaliar a empresa e todos os que acompanham o estágio. Isso serve para evitar irregularidades e para garantir o melhor tratamento possível aos estagiários.

Direitos do estagiário

• Como o estágio não é "só um trabalho", mas uma atividade de aprendizado, o estudante precisa receber da empresa todo o apoio para executar suas atividades e complementar sua formação.
  • O estagiário precisa também atuar em várias atividades da empresa ao longo do estágio; não pode ser colocado em uma única função e ficar lá o tempo todo.
  • O Estagiário tem direito a seguro contra acidentes e a trabalhar em condições de higiene e segurança adequadas.

DOCUMENTOS - atualizados.

Mais informações:
Gerência da Gestão da Educação Básica e Profissionalvinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual(DIGR)
Fone: (48) 3664 0091