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gestao escolarÉ uma nova forma de escolha da função de diretor na rede estadual de ensino, por meio da seleção de Plano de Gestão Escolar. O processo segue o Decreto nº 1.794, de 15 de outubro de 2013, e as alterações introduzidas pelo Decreto SC nº 243, de 1º de julho de 2015.

O referido Decreto é um instrumento legal possibilitador de mudança de  paradigma de gestão nas escolas da rede estadual, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa.

Para isso, o Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a priori a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola.

O processo foi realizado, primeiramente, em 2015 em 40 escolas. Em 2016, mais de 930 escolas realizaram a escolha do Plano com ampla participação da comunidade escolar. A gestão do diretor selecionado, por meio do seu Plano de Gestão Escolar, tem a duração de 4 anos e permanente acompanhamento da comunidade escolar e de equipe técnica especializada.

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Legislação/Orientações


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