TwitterFacebookYoutubeInstagram

IMG 4319O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS consiste em um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Educação e a Universidade Federal de Santa Catarina, parceria que tem como objetivo promover e realizar atividades de ensino, como também divulgar e estimular o compartilhamento de conteúdo e material, assim como o uso em sala de aulas de Filosofia e Sociologia, como também da reflexão sobre ensino dessas disciplinas na Rede Pública Estadual de Ensino.

O LEFIS está localizado na EEB Simão José Hess, bairro Trindade, Florianópolis/SC.  Conheça o LEFIS.

 

Cursos LEFIS: 

Os estudos sociológicos no campo da deficiência e a integração social

unnamedO curso visa fornecer uma introdução sobre os estudos sociológicos no campo da deficiência, relacionando a participação social à construção de normativas voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

O quê? Curso LEFIS: Os estudos sociológicos no campo da deficiência e a integração social.

Ministrante: Elaine Thais da Silva Lima (Dra. Sociologia Política/UFSC)

Quando?  06, 13 e 17/06 (quinta-feira);  Horário: 14h00min às 17h30min

Modalidade: semipresencial (20 horas)

Onde? Auditório da Secretaria Estadual de Educação (SED). Endereço: Calçadão João Pinto, 111 – Centro. Florianópolis.

Número de vagas: 40

Público-alvo: Prioridade para docentes da rede pública da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Faça aqui sua inscrição e, clicando aqui, conheça a ementa do curso. 


 

Formação continuada de professores: Alguns desafios e problemas no "chão" da sala de aulas em Sociologia

curso de sociologia lefisO Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS, UFSC) gostaria de convidar professores e professoras de Sociologia das redes pública e privada para mais uma edição de suas oficinas de formação continuada.
Em sete encontros (duração de 2 horas cada) aos sábados à tarde (permitindo, assim, participação de colegas que atuam em diferentes turnos), vamos compartilhar experiências, ideias e formas práticas de lidar com alguns assuntos e questões que fazem parte de nosso “chão” de sala de aula.
As oficinas serão coordenadas por membros do LEFIS que atuam tanto como professores do ensino superior, quanto por membros que atuam na própria rede básica de ensino de Santa Catarina.
Vale notar que a carga horária total de 20 horas da Formação é válida para efeitos de progressão na rede pública, segundo acordo renovado (em 2016) entre o LEFIS e a Secretaria  Estadual de Educação de Santa Catarina. Ademais, certificados serão distribuídos a todos e todas participantes.

Carga Horária: 20 horas  (14 h presenciais, divididas em sete encontros de duas horas cada e 6 horas de leituras preparatórias)

Local: UFSC (sala/auditório a definir )

Ministrantes: 

Eduardo Vilar Bonaldi, Dr. Prof. Adjunto do Dep. de Sociologia e Ciência Política, UFSC.

Luísa Bonetti Scirea, M.a em Sociologia Política/UFSC. Profa. da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

Raphael Sansonetti Valverde, M.e em Sociologia Política/UFSC. Prof. da Faculdade Municipal de Palhoça.

Sabrina Schultz, M.a em Sociologia Política/UFSC. Profa. da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

Conheça o programa,  biografia e demais informações aqui.  Faça sua inscrição clicando aqui.


 

 

Ensinando Sociologia e Política com o jogo de cartas "Agência"

Atenção estão abertas as inscrições para o minicurso: Ensinando Sociologia e Política com o jogo de cartas "Agência", confira!

Ensinando Sociologia e Política com o jogo de cartas Agência

Número de vagas: 20.

Tem direito ao certificado gerado pelo Lefis/UFSC quem cumprir pelo menos 75% de participação nos Encontros Temáticos.

Mais informações, entrar em contato com Sabrina Schultz, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Planejamento, referências bibliográficas e demais informações, acesse aqui. Inscrições neste link.

 


 
Diretoria de Gestão da Rede Estadual - DIGR
Gerência de Gestão da Educação Básica e Profissional - GEGEP
Telefone: (48) 3664-0072
email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
 

pencil 1112242 180

O Programa Mais Alfabetização - PMALFA, foi instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, do Ministério da Educação – MEC, e visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Este programa fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

O objetivo do PMALFA é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização - para fins de leitura, escrita e matemática - dos estudantes no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional - prioritariamente no turno regular - do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais para unidades escolares não vulneráveis, ou de dez horas semanais para as unidades escolares vulneráveis.

O Programa Mais Alfabetização – PMALFA, surgiu como uma estratégia do MEC diante dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, criada com o intuito de avaliar o nível de alfabetização dos estudantes, ao fim do 3º ano do ensino fundamental. Tais resultados apontaram para uma quantidade significativa de crianças nos níveis insuficientes de alfabetização (leitura, escrita e matemática).

Para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e apropriar-se de estratégias de compreensão e de produção de textos. Da mesma forma, para ser considerado alfabetizado em matemática, ele deve aprender a raciocinar, a representar, a comunicar, a argumentar, a resolver problemas em diferentes contextos, utilizando conceitos, procedimentos e fatos matematicamente.

  Documentos Orientadores

meioambiente

 

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi realizada em junho de 2018, com o tema Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação foi a articuladora entre as escolas e os 27 parceiros envolvidos que trabalharão com estudantes de 11 a 14 anos, ou seja, do 6º ao 9º ano. De forma pedagógica e participativa o objetivo da mobilização foi reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição.

A comunidade escolar foi convidada a trabalhar com ações já existentes relacionadas ao tema da Conferência, revitalizar o COM-VIDA, além de criar novos projetos.

 

 

Acesse:

 

Assista aos vídeos sobre questões ambientais e de sustentabilidade no link: http://filmambiente.com

 
 

 

efex2

 

A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED/SC) tem buscado nos últimos anos melhorar a educação por meio da adoção de soluções tecnológicas nas escolas da rede estadual. Com o intuito de atingir esse objetivo, a SED/DITI/GETED firmou uma parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), para implementação de um espaço no qual os professores da rede pública de ensino têm a possibilidade de aprender, aperfeiçoar e vivenciar novas metodologias de ensino para suas atividades em sala de aula.

No espaço, as metodologias inovadoras desenvolvem nos professores uma série de competências específicas, entre as quais: incorporar  tecnologia às experiências de aprendizagem, selecionando e criando recursos digitais, promover o uso responsável da tecnologia, usar a tecnologia para promover e participar em comunidades de aprendizagem.

O espaço não lembra uma sala de aula convencional, justamente porque propõe uma formação pautada em inovação, permite a colaboração e estimula o contato entre pares. O mobiliário é flexível e coletivo permitindo variadas configurações. A sala está organizada em blocos/setores e cada um permite uma experiência com diversas tecnologias, como: múltiplas telas/dispositivos, robótica e eletrônica, superfícies para escrita, áudio e vídeo, ferramentas de espaço maker.

efex 3

Sabendo que a formação docente é um processo contínuo, que deve atender às exigências do atual contexto educacional, o EfeX propõe formações baseadas em metodologias ativas e no uso de tecnologias, promovendo o aprendizado por meio da experimentação.

O CIEB desenvolveu 10 módulos com temáticas para às formações, chamadas “Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias”, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, aprendizagem colaborativa, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas, aprendizagem baseada em projetos.

efex 4

O CIEB desenvolveu 10 módulos com temáticas para às formações, chamadas “Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias”, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, aprendizagem colaborativa, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas, aprendizagem baseada em projetos.

Para participar das formações, às escolas poderão entrar em contato com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) da sua região, que fornecerá informações sobre a agenda e cronograma dos cursos.

 

Links das diretrizes

 

Planos de aula e Objetos Digitais de Aprendizagem
Para ter acesso aos Planos de aula e Objetos Digitais de Aprendizagem, acessar a pasta no drive no seguinte endereço: Clique

Formulário de interesse em Formações: - Acesse

 

Mais informações:

Gerência de Tecnologias Educacionais e Inovação(GETED) vinculada à Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI)
Telefone: (48) 3664-0192
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

foto mediotec

PRONATEC com ação do MEDIOTEC

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, o qual ofertará vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. O MedioTec tem com proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo. Toma como base as orientações para as instituições educacionais e sistemas de ensino, à luz das alterações introduzidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pela Lei nº 11.741/2008, no tocante à Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com foco na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

As vagas dessa nova ação do Pronatec são definidas a partir do mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as necessidades futuras.

Os cursos técnicos devem estar vinculados obrigatoriamente ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE).


PRONATEC/SED/SC Ofertante

Como funciona?
A Secretaria Estadual de Educação firmou Termo de Compromisso para oferta dos cursos técnicos PRONATEC/MEDIOTEC em dezembro de 2016 junto ao Ministério da Educação e Cultura, organizados na modalidade Bolsa-Formação Estudante, na forma concomitante, para estudantes em idade própria e que estejam cursando o ensino médio da rede estadual.

Os cursos técnicos devem estar vinculados obrigatoriamente ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE).

Quem pode fazer os Cursos Técnicos?
Todo estudante que estiver cursando o segundo ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e em idade própria (15 a 19 anos).

Como se  inscrever nos Cursos Técnicos?
Quando em sua região houver o Processo Seletivo de Aluno-PSA você poderá se inscrever.

Haverá alguma despesa para o estudante fazer os cursos técnicos?
Não, pelo contrário, o estudante receberá Assistência Estudantil para custear as despesas de transporte e alimentação, mas só receberá quando tiver presença nas aulas.

Editais 2019 - Clique aqui

Nota Informativa 2019 - Clique aqui (122 KB)



MATRIZES CURRICULARES
- Clique aqui

FORMAÇÕES - Clique aqui

EDITAIS DA SED - Acesse (183 KB)

EDITAIS E CHAMADA PÚBLICA E RESULTADOS DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA PROFESSORESE ORIENTADORES EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS

DOCUMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR

DOCUMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO

EDITAIS DO ALUNO E RESULTADOS DA UNIDADES ESCOLARES QUE OFERTAM O PRONATEC/MEDIOTEC

NOTAS INFORMATIVAS:  --   Clique Aqui  

PLANILHA- -- Acesse

DOCUMENTOS

LEGISLAÇÃO

Mais informações:
Gerência de Administração Escolar vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual  
Telefone: (48) 3664-0224 / 3664-0269
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diversidade Religiosa e Direitos Humanos

Uma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira encontra-se no campo religioso, onde…

EfeX - Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores

A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED/SC) tem buscado nos últimos anos melhorar…

Ensino Médio Inovador - EMI

Desde 2010, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina vem implementando o Programa…

Ensino Médio Integrado a Educação Profissional - EMIEP

O documento base do MEC para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) enfoca uma…

Ensino Médio Integral em Tempo Integral - EMITI

A Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio teve início em 2017 e conta com parceria do…

Feira de Ciências

A Feira de Ciências é uma atividade realizada anualmente em Santa Catarina com o objetivo de…

Formação pela Escola

O Programa Formação Pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância,…

Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED

Como objetivo de organizar, minimizar e facilitar o acesso à informações existentes nos arquivos do…

Google for Education

O projeto Google for Education é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação com…

Jornal na Escola

Para contribuir com o processo pedagógico, promover a cidadania e a inclusão social por intermédio…

Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS

O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS consiste em um acordo de…

MedioTec

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino…

Pacto Nacional para Fortalecimento do Ensino Médio

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), instituído pela Portaria nº 1.140, de…

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos…

Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola

Visando gerar discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educação sexual e as…

Programa Benefício Prestação Continuada - BPC na Escola

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma modalidade de provisão de proteção social,…

Programa Brasil/Santa Catarina Alfabetizada

O Programa Brasil/Santa Catarina Alfabetizada, é uma parceria mantida desde 2004, entre a…

Programa de Combate à Evasão Escolar - APOIA

O Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) visa a garantir a permanência na escola de crianças…

Programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade

O setor educacional iniciou suas primeiras atividades no interior da Penitenciária de Florianópolis…

Programa de Estágio Novos Valores

Voltado para estudantes do ensino médio, superior, profissionalizante, de educação especial e de…

Programa de Parceria Educacional - Municipalização

O Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), instituiu o…

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é regido pela Resolução 10 de 18 de abril de 2013.…

Programa Escola Intercultural de Fronteira

O Programa iniciado em 2004 é promovido pelo Governo Federal do Brasil e Argentina, destinado às…

Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem - PENOA

O PENOA institui-se como mais uma possibilidade, entre as muitas ofertadas pela Secretaria de…

Programa Mais Alfabetização - PMALFA

O Programa Mais Alfabetização - PMALFA, foi instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de…

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - FNDE

O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros…

Projeto de Educação Ambiental e Alimentar - AMBIAL

Surgiu a partir do ideal de escola que oportuniza vivências significativas, ou seja, vivências que…

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC foi criado pelo Governo…

Sala Web

Com o objetivo de promover novas práticas pedagógicas no ensino catarinense, a Secretaria de Estado…

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério…