A- A A+

cedup água doce 5O documento base do MEC para o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) enfoca uma concepção de formação humana, tendo como base o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. As dimensões estão relacionadas ao trabalho, a ciência e a cultura.

A proposta é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas. A construção da organização curricular do EMIEP deverá assegurar, de maneira integrada, o cumprimento das finalidades para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.

EMIEP em SC

A implantação do EMIEP levou em consideração a visão dos alunos, as possibilidades de inserção social, por meio das modalidades formativas, oferecidas pela escola. O processo de implementação e implantação ocorreu no período de 2004 a 2006 com a elaboração de 29 propostas de abertura destes cursos, sendo um por região.

Para efetivação, a SED desencadeou processo de formação continuada dos gestores e professores, por meio de seminários presenciais com acompanhamento efetivo da consultoria estadual e nacional. O Plano de Trabalho possibilitou, também, a formação continuada à distância/fóruns de discussão e o assessoramento técnico-pedagógico a cada uma das escolas envolvidas, com o objetivo de monitorar as ações de gestão do trabalho pedagógico, da organização curricular, da infraestrutura da escola e das ações de apoio aos alunos.

O Currículo dos cursos de EMIEP devem proporcionar aos estudantes:

-- Temas comuns a todos os cursos como: empreendedorismo, relações humanas, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, gestão da inovação e iniciação científica, gestão da qualidade social e ambiental do trabalho. Estes temas podem ser inseridos nos componentes curriculares ao longo do curso;

-- Instrumentais de cada habilitação, por meio das vivências de diferentes situações práticas de estudo e de trabalho;

-- Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

LEGISLAÇÃO

O documento base do MEC/dez de 2007, Resolução CNE/CEB nº 04, de 26 de novembro de 1999, Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012, CNE/CEB nº 01 de 05 de dezembro de 2014, Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e a Resolução CEE/SC nº 167, de 22/10/2013 e Caderno de  Orientações: organização e funcionamento das unidades escolares de Educação Básica e Profissional da rede pública estadual, para os anos 2015/2016 SED/SC.


VEJA TAMBÉM:

Mais informações:
Gerência de Educação de Gestão da Educação Básica e Profissional vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual (DIGR)
Telefone: (48) 3664 0328
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito