A- A A+

escola aberta2Para contribuir com o processo pedagógico, promover a cidadania e a inclusão social por intermédio de leitura e escrita, as escolas da rede estadual contam com o Projeto Jornal na Escola, desenvolvido pela SED em parceria com o Grupo RBS. Essa ação baseia-se na Proposta Curricular, cuja concepção de linguagem preconizada fundamenta-se na importância do uso da linguagem em todas as instâncias.

O jornal estabelece um canal democrático de comunicação entre leitores e escritores, sensibilizando para o engajamento crítico. Ao interpretar a realidade a partir de diferentes versões dos fatos e notícias, o leitor é instigado a posicionar-se sobre as questões políticas e sociais emergentes do nosso tempo, por meio da narrativa do cotidiano.

Todas as escolas participam do programa e recebem edições diárias dos jornais A Notícia e Diário Catarinense que são utilizados em várias atividades planejadas pelos professores. Além do incentivo ao hábito de leitura e à formação de escritores, busca-se aprimorar a capacidade de expressão, desenvolver o espírito crítico por meio do conhecimento e da reflexão acerca das notícias locais, do país e do mundo. Desta forma, integra o estudante no contexto da cidadania e o motiva a uma atitude participativa no âmbito da comunidade.

Um suplemento mensal diferenciado publica produções de alunos e professores, além de assuntos educacionais em evidência, abrindo espaço para outras temáticas relevantes com conteúdos que possam servir de instrumento pedagógico em sala de aula. Existe também material de apoio para professores e certificação para os alunos que têm seus trabalhos publicados nos suplementos.

O acompanhamento do programa junto às escolas permite a avaliação periódica dos resultados. Considera-se este um recurso que auxilia a escola a cumprir o seu papel social de exercitar a democracia e promover a cidadania enquanto direito social, por meio da apropriação, reelaboração e produção dos conhecimentos.

O Jornal na Escola é visto pelas escolas como um recurso pedagógico que vem acrescentar no conteúdo programático do professor, um recurso que é formador de opinião, que traz temas da atualidade que o livro didático ainda não traz.

É possível constatar que o programa tem contribuído para o aumento do hábito da leitura nas instituições de ensino, para melhoria da produção de textos e para o aprimoramento da comunicação individual e em grupo. Está inserido nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, tornando-se um recurso pedagógico a mais para professores e alunos, como material de pesquisa e informação. Contribui assim, com a formação de novos leitores, despertando a curiosidade dos alunos mediante a apresentação da variedade de notícias que demonstram a complexidade do mundo contemporâneo.

Mais informações:
Gerência de Desenvolvimento e Avaliação Funcional (GEADE) vinculada à Diretoria
de Gestão da Rede Estadual (DIGR)
Telefone: (48) 3664 0269
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito