A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e será realizada em junho de 2018. Esta edição o tema Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas deverá ser construído a partir de quatro momentos: na escola, regional, estadual e nacional.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação é a articuladora entre as escolas e os 27 parceiros envolvidos que trabalharão com estudantes de 11 a 14 anos, ou seja, do 6º ao 9º ano. De forma pedagógica e participativa o objetivo da mobilização é reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição.

Para a última etapa, serão selecionados 19 alunos como ‘delegados’ para apresentar e representar os trabalhos de Santa Catarina em Brasília. Incluindo um de cada modalidade, sendo educação quilombola, indígena, assentamento rural e educação especial.

A comunidade escolar poderá trabalhar com ações já existentes relacionadas ao tema da Conferência, revitalizar o COM-VIDA, além de ter a liberdade de criar novos projetos, sendo que todos deverão seguir as orientações publicadas periodicamente neste espaço. Fique atento!

Calendário atualizado da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

Atividade

Período de realização

Conferências nas Escolas
Eleição dos (as) Delegados (as) na escola

Até 31 de março de 2018
26 a 30 de março de 2018

Registro no site* Até 03 de  abril de 2018
Conferências Regionais

Entre 16 a 19 de abril de 2018

Encaminhar os registros da Etapa Regional e documentação dos(as) delegados(as)

Até 24 de abril de 2018

Conferências Estaduais - Início às 16 horas do dia 7.
Término 12 horas do dia 9.

7, 8 e 9 de maio de 2018

Registrar os resultados no site - COE/SC

11 de maio de 2018

Encontro Preparatório com os Delegados (as) eleitos(as)

12 e 13 junho 2018

Viagem da Delegação/SC   à Brasília

14 de junho o de 2018

Conferência Nacional - V CNIJMA

De 15 a 19 de junho 2018

Pós conferência - Encontro  de avaliação do processo e propostas de continuidade das ações de Educação Ambiental.

28 e 29 de agosto de 2018

* As escolas que realizarem a conferência e registrarem no site http://conferenciainfanto.mec.gov.br, receberão uma declaração de participação.

Documentos orientativos