efex2A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED/SC) tem buscado nos últimos anos melhorar a educação através da adoção de soluções tecnológicas nas escolas da rede estadual. Com o intuito de atingir esse objetivo, a SED/DITI/GETED firmou uma parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), para que se estabelecesse a implementação de um espaço, onde os professores da rede pública de ensino, tivessem a possibilidade de aprender, aperfeiçoar e fossem capazes de vivenciar novas metodologias de ensino para suas atividades em sala de aula.

Essa parceria trouxe a ideia de um modelo de espaço, onde as metodologias inovadoras fossem capazes de desenvolver nos professores, uma série de competências específicas, entre as quais, incorporar  tecnologia às experiências de aprendizagem, selecionando e criando recursos digitais, promover o uso responsável da tecnologia, usar a tecnologia para promover e participar em comunidades de aprendizagem.

O espaço não lembra uma sala de aula convencional, justamente porque propõe uma formação pautada em inovação, permite a colaboração e estimula o contato entre pares. O mobiliário é flexível e coletivo permitindo variadas configurações. A sala está organizada em blocos/setores e cada um permite uma experiência com diversas tecnologias, como: múltiplas telas/dispositivos, robótica e eletrônica, superfícies para escrita, áudio e vídeo, ferramentas de espaço maker.

efex 3Sabendo que a formação docente é um processo contínuo, que deve atender às exigências do atual contexto educacional, o EfeX propõe formações baseadas em metodologias ativas e no uso de tecnologias, promovendo o aprendizado por meio da experimentação.

O CIEB desenvolveu 10 módulos com temáticas para às formações, chamadas “Diretrizes de Formação de Professores para o Uso de Tecnologias”, que abrangem as seguintes temáticas: ensino híbrido, cultura maker, gamificação, curadoria na cultura digital, aprendizagem colaborativa, avaliação e tecnologias digitais, educomunicação, programação e robótica, plataformas adaptativas, aprendizagem baseada em projetos.

efex 4Desde o início do ano letivo em 2018, já aconteceram dois Cursos de Formação Continuada: Gamificação e Ensino Híbrido. Atualmente, estão acontecendo os cursos de Gamificação - Arte e Música do Folclore Catarinense e o de  Ensino Híbrido, com mais 50 professores em formação.  Está previsto para o mês de agosto os cursos de Educomunicação, Programação e Robótica, Gamificação, Ensino Híbrido e Introdução a Metodologias Ativas.

Os Cursos de Formação são destinados aos professores, gestores e demais profissionais da rede pública de ensino (estadual e municipal) e já atenderam cerca de 140 docentes.

Para participar das formações, às escolas poderão entrar em contato com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) da sua região, que fornecerá informações sobre a agenda e cronograma dos cursos.

Links das diretrizes

Planos de aula e Objetos Digitais de Aprendizagem
Para ter acesso aos Planos de aula e Objetos Digitais de Aprendizagem, acessar a pasta no drive no seguinte endereço: Clique

Formulário de interesse em Formações: - Acesse