020713grd4

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), instituído pela Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.

Com a adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação (SED) firmou compromisso com o Ministério da Educação (MEC) para garantir a oferta de Formação Continuada aos professores de Ensino Médio, visando promover a valorização do professor da rede pública estadual, numa ação conjunta entre Secretaria de Estado da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituições Comunitárias de Ensino Superior.

A Proposta Curricular de Santa Catarina e o PNEM contemplam a temática Sujeitos do Ensino Médio e formação Humana Integral, que orienta a discussão e o trabalho dos professores em todas as atividades da Educação Básica, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio/DCNEM (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).

Em 2014 iniciou a Formação Continuada para professores do Ensino Médio em cerca de 850 escolas e com 8.977 profissionais envolvidos, sendo:

• 09 coordenadores adjuntos da Instituição de Ensino Superior/IES;
  • 08 supervisores da IES/SED;
  • 16 formadores das IES;
  • 41 formadores Regionais;
  • 708 orientadores de estudos de escolas;
  • 7.935 professores;
  • 187 coordenadores pedagógicos de unidades escolares.

Em 2016 foram realizados Seminário de Autoavaliação nas cidades de Florianópolis e Chepecó, o lançamento dos 34 Cadernos Regionais e o encerramento das formações.

Neste espaço você encontrará textos que tratam da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Consideramos bons referenciais para leitura e divulgação junto aos demais profissionais da escola.

Acesse os documentos:

-- TEXTOS FORMAÇÃO CONTINUADA - ETAPA II - CLIQUE AQUI
-- TEXTOS FORMAÇÃO CONTINUADA - ETAPA I - CLIQUE AQUI
-- No Portal Colaborativo é possível encontrar diferentes informações sobre o Programa em Santa Catarina, além de materiais de estudo.
-- Cadernos regionais do PNEM Clique aqui