A- A A+

diversidade eligiosaUma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira encontra-se no campo religioso, onde (con)vivem inúmeras crenças e tradições religiosas de matriz indígena, africana, oriental e semita. Essa diversidade religiosa historicamente constituída por interações, imposições e hibridismos, constitui uma riqueza ímpar nas diversas culturas presentes em nosso país. Mas, ao mesmo tempo, exige atenção e esforços conjuntos no sentido de erradicar conflitos e relações de poder geradas por grupos hegemônicos, que buscam produzir identidades e diferenças na intenção de manter privilégios, por meio de processos de normalização do outro e anulação das diferenças.

Um dos caminhos é buscar construir perspectivas e práticas pedagógicas e sociais que, de forma interdisciplinar e intercultural, tomem por princípio a alteridade, extirpando lógicas, epistemologias e valores que legitimam processos de exclusões, desigualdades e “genocídios culturais”, trazendo a novidade que se (re)vela nos valores ético-culturais da diversidade.

Neste sentido, as obras As Aventuras de Yara: conhecendo, respeitando e convivendo com a diversidade religiosa e os direitos humanos, volume 01 e 02 (estudantes), e Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver (educador) apresentam conhecimentos fundamentais para a compreensão crítica da diversidade religiosa e sua relação com a promoção dos direitos humanos no contexto social, político, educacional e religioso.

A produção das obras é resultado da parceria entre o Grupo de Pesquisa MOVER, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o Grupo de Pesquisa GPEAD, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), apoiados pela Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (DPEDHUC/SECADI/MEC).

Dado a relevância e o pioneirismo da produção nesta temática, a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED), reproduziu 135 mil exemplares dos cadernos do estudante, distribuindo-os em todas as unidades escolas da rede estadual de ensino. Está disponibilizando também o caderno do educador para a realização de estudos e formação continuada de professores.

O material pode ser utilizado por diferentes áreas do conhecimento da educação básica (ciências humanas, linguagem, Ensino Religioso...) e componentes curriculares (história, sociologia, geografia, arte, ensino religioso, filosofia e outros), propiciando diálogos entre saberes, conhecimentos e experiências relacionadas à diversidade religiosa e os direitos humanos.

Para acessar as três obras, bem como os matérias da web conferência realizada com todos os diretores e 1 professores das ciências humanas de cada escola da rede estadual de ensino, basta clicar no link abaixo:

  Documentos relacionados -  CLIQUE AQUI

  Material referente ao evento "Formação Educação Ambiental e Diversidade" - CLIQUE AQUI

 Mais informações:
Gerência de Gestão da Educação Básica e Profissionalizante (GEGEP) vinculada à Diretoria de Gestão da Rede Estadual de Ensino (DIGR)
Telefone:(48) 36640131
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Educação
Rua João Pinto, 111 | Centro | Florianópolis | SC | CEP 88010-410
Telefone: (48) 3664-0000
Horário de Funcionamento: das 12 às 19 horas
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento:  logo ciasc rodape | Gestão do conteúdo: SED | Acesso restrito